Votação

Qual é seu digiescolhido predileto de Digimon Adventure Zero Two?

24% 24% [ 9 ]
5% 5% [ 2 ]
3% 3% [ 1 ]
24% 24% [ 9 ]
3% 3% [ 1 ]
41% 41% [ 15 ]

Total dos votos : 37

Últimos assuntos
Os membros mais ativos da semana
KaiserLeomon
 
Vitor-Aizen
 
Lawliet
 

Digimon4EverPT
Geração Digimon Digimon & Pokémon Mystery Universe Digimon4EverPT Digital ZonePowered by BannerFans.comTv Digimon

Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Mensagem por Marcy em Qui 13 Out 2011, 10:54 am


Você é adulto, paga seus impostos e está louco para comprar o novo episódio de God of War, GTA ou Modern Warfare para jogar e relaxar um pouco depois do trabalho. Em breve, talvez não vá poder. Tem um senador que acha que pode decidir o que você pode ou não jogar. A volta da censura está batendo à nossa porta e o patético projeto de lei caminha a passos largos em Brasília.

A ideia de jerico é de Valdir Raupp, catarinense que é senador pelo PMDB de Rondônia. Segundo seu projeto de lei nº 170, datado de 2006, vai ser crime fabricar, importar, distribuir ou comercializar sob qualquer forma videogames considerados “ofensivos aos costumes, às tradições e religiões”. O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, mas ainda precisa passar pelo plenário do Senado, pela Câmara e pela aprovação final da Presidente Dilma.

As bases do projeto de lei, no entanto, esbanjam preconceito, desinformação e autoritarismo com 7 argumentos estúpidos.

1. OFENSIVIDADE

O primeiro problema aqui é saber quem vai determinar o que é “ofensivo aos costumes e religiões”. Nos anos 1980, a cultura nacional foi massacrada pelas ideias retrógadas e preconceituosas da censora Solange Hernandes, que foi um autêntico câncer na produção cultural brasileira da época. Agora, o senador Raupp quer trazer a censura de volta, mas apenas para os videogames.

O que ele considera “ofensivo” pode ser encontrado todos os dias em qualquer novela do horário nobre da TV Globo, que esbanjam tramas recheadas de violência, sexo, traição e péssimos hábitos. Mas ele não é louco de mexer com a Globo, é?

Esses mesmos argumentos também podem ser usados naqueles patéticos funks cariocas, que fazem apologia explícita a drogas, tráfico e comportamento sexual permissivo. Então, por que diabos voltar a artilharia contra os jogos eletrônicos?

2. EMBURRECIMENTO

O tal projeto se embasa em “pesquisas” obscuras que garantem que o videogame “muda as funções cerebrais e insensibiliza os jovens diante da vida”. Mas contra essa “pesquisa” isolada, temos dezenas de outras que atestam exatamente o contrário. Há até um seriíssimo estudo que mostra como os videogames podem ser usados no tratamento de crianças com transtorno de deficiência de atenção e hiperatividade.

3. DESEDUCAÇÃO

O parecer de 2009 da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado chega ao absurdo de afirmar que “alguns videogames desprezam o comportamento correto das crianças, ensinando palavrões”.

Esse pessoal nunca viu nenhuma novela da Globo, não? Nunca viu os filmes sanguinários que a TV Record passa no horário nobre de domingo, notadamente depois de uma extensa reportagem que associava de forma leviana os games a comportamentos psicopatas? Será que esse pessoal do Senado fica tanto tempo tentando evitar CPIs internas que mal tem tempo de ver TV?

4. FABRICAÇÃO NACIONAL

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo (edição de 6/7/2011), Raupp diz que os jogos “não são fabricados no Brasil” e que pretende criminalizar sua comercialização.

Bastava ele gastar 5 minutos do dia lendo outras coisas que não as páginas dos (abundantes) escândalos políticos para saber que alguns títulos já estão sendo fabricados no país, sim. Teve até aquele problema de vazamento do Mortal Kombat em Manaus, há alguns meses, que foi fartamente noticiado na imprensa.

5. PSICOPATIA

O senador também afirmou que “naquele episódio do Realengo (Rio de Janeiro), ficou comprovado que o cara estava praticando tiro nos videogames”. Ora bolas, também ficou comprovado que ele tinha motivações religiosas fortíssimas, que era um fanático que queria matar os “impuros”.

Curiosamente, isso não é lembrado nem pelo senador e nem pela reportagem preconceituosa da TV Record naquele fatídico programa anti-videogame Domingo Espetacular.

6. CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

Na referida entrevista, o repórter da Folha então pergunta (na verdade, “informa”) ao senador se já não existe uma classificação indicativa para os jogos, que é obrigatória nas embalagens e até nas propagandas de revistas. A resposta foi sintomática: “Sabe que eu não sei? Acho que não tem”.

Dá para acreditar? Como alguém que não sabe nada sobre o tema pode querer criar uma lei que vai trazer de volta a censura a um dos mercados de maior expansão econômica do país?

7. PIRATARIA

Outra curiosidade desse projeto é a sua própria motivação. Ora, bolas, o mercado de jogos eletrônicos no país está dominado em mais de 90% de sua totalidade pela pirataria. A lei vai ser motivo de piada entre os pirateiros, que continuarão a vender do mesmo jeito, já que para eles não muda absolutamente nada.

Quem vai de fato sofrer com a volta da censura é o mercado legalizado, que paga impostos, emprega milhares de pessoas e faz tudo dentro da lei. Por que penalizar justamente quem “insiste” em pemanecer dentro da lei? Por que criar um projeto estúpido que vai fortalecer a pirataria?


Esse projeto de Raupp é um retrocesso absurdo, que traz a censura de volta ao país e que vai punir de forma devastadora o mercado legalizado. É, em suma, mais uma amostra de que essa atual geração de políticos brasileiros é desinformada e sem-noção. Os escândalos semanais de Brasília que o digam.

Fonte: GameWorld

CALÚNIA!
Sobre a entrevista citada no 6º motivo, isso foi a gota d'água:

Entrevistador: - Mas já não existe uma classificação indicativa para os jogos, que é obrigatória nas embalagens e até nas propagandas de revistas?
Senador: - Sabe que eu não sei? Acho que não tem.

Ah, vá!...
avatar
Marcy

Kazentai
Kazentai

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : Terra dos Ex-Adm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Mensagem por Rikaru Muzai em Qui 13 Out 2011, 11:59 am

É cada absurdo que vemos dia após dia que não entendo como o Brasil é levado à sério pelos outros países. Como alguém pode levar à sério e respeitar o que políticos totalmente desinformados sobre o assunto em questão tem à dizer? É por esse e outros motivos que odeio este país, que tenho nojo deste montinho de espaço retrógrado que está voltando cada vez mais no tempo.

Espero que os outros políticos que precisam aprovar a lei ao menos se informem sobre o assunto antes de votar, nem que seja apenas para votar justamente na lei, pois não me importa se eles acompanham o mundo dos Games, apenas me interessa que eles sejam justos e votem totalmente contra esta lei extremamente absurda.

A gota d'água com certeza foi o sexto argumento em que é explicitamente mostrado a ignorância do senador e que esta lei não passa de uma birra de criança por parte de uma pessoa que não tem mais o que fazer da vida além de desejar estragar a vida dos outros.
avatar
Rikaru Muzai

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Mensagem por allyson_gc em Qui 13 Out 2011, 1:32 pm

Sabe, quando a historia do assassino de Realengo tomou essas proporções eles tiveram que culpar algo, pra acalmar a população. E foi escolhido os Jogos e é porque eles acham que ninguém iria defender e todos iriam acreditar nos jornalistas e políticos.
Mas, parece que não é mais assim para nossa sorte. Tem gente forte defendendo os gamers do país e não vai ser fácil deles aprovarem isso sem muita gente chiar.
O fato é que infelizmente essa é o retrato fiel de gente que não sabe nada do assunto e quer 'meter a colher'. E assim vamos em frente. Mas ainda bem que as coisas estão mudando aqui no nosso país e muita gente não vai ficar calado sem ação.
avatar
allyson_gc

Younenki II
Younenki II

Mensagens : 52
Data de inscrição : 05/10/2011
Idade : 30
Localização : Fortaleza - CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Mensagem por youkofoxy em Qui 24 Nov 2011, 3:47 am

pobre do jogos, sempre bancam bode espiatorio.

se e para censura arranca logo a lingua e os olhos tambem. musica video e interatividade, todo isso é parte de um jogo. se eles acham que vão fazer algo de vatagem proibido jogos, digo que e melhor eles darem um jeito no sistema de educação pobre do pais.
para o politicos digo: essa dai de proibir deixa com os pais, que ele e que devem decidir isso, ningum mais.

esse povinho do senado e todo parte do proprio ciculo vicioso, fazendo muito barulho por nada e deixando o importante de lado.
se quer fazer bem proibido, por que não proibir uma vez por todas o trafico de armas? dá na mesma de proibir um jogo. por que não proibir o consumo de maconha...
espera, eles não aprenderam ainda que o povo gosta do proibido? em especial os jovens? nunca diga o que um jovem deve e não deve fazer.


se querem mudar essa situação, investe em educação; mas investe mesmo, pois talvez de resultado daqui a uns 8 anos ou sejá tempo de mandato de um senador como esse dai.

isso e so desculpa esfarrapadas, e soluções meia bocas. arma não matam e caças aereos de combates tambem não, agora se tem alguem "burro" que aperta no gatilho dessas "belezinhas" e porque esse alguem não tem educação o suficiente para entender que não se deve fazer isso.

isso sem falar que as vezes e bem melhor quebrar coisas virtuias do que quebra cara feita de carne, osso e dente.
avatar
youkofoxy

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 505
Data de inscrição : 17/11/2011
Idade : 23
Localização : a não ser que você queira me ver, irrelevante

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Mensagem por Mickey em Qui 24 Nov 2011, 10:32 pm

Da até vontade de falar mal de um @#$#% desses...

O senador não faz absolutamente NADA por um salario SUPERFATURADO e não faz a menor ideia do que está julgando... Se não sabe... Procura saber antes de fazer projetos de lei se achando o senhor da sabedoria e da razão...

O senador não sabe a diferença de trabalhar TODOS os dias carregando tijolos e fazendo concreto com o trabalho de sentar a bunda na poltrona e escolher algo para ser proibido...

Desculpe as vidas perdidas e que foram traumatizadas dos jovens do massacre ocorrido e divulgado mundialmente... Infelizmente nada do que eu disser ou alguém disser vai mudar o que aconteceu... Nada justifica o que aconteceu.

Qualquer insinuação de motivos ou justificativa é, entre vários outros possíveis motivos, uma forma para mascarar a irresponsabilidade de pessoas, como o Senador acima citado, que poderia muito bem ter feito um projeto de lei com os dizeres... "Segurança nas escolas" "Policia na escola" "Detector de metal na porta das escolas"... Assim o "terrorista" não teria entrado na escola armado...

Fui meio radical eu sei... Mas funciona em bancos... Escola não é importante? Não são as crianças o futuro da humanidade? Além do mais iria gerar novos empregos na área da segurança não acha "Seu Senadorzinho de #$%@&"... Mesmo que o projeto fosse negado (Meus DEUS isso já aconteceu...) não somos brasileiros? A frase que diz "Eu sou brasileiro e brasileiro não desiste nunca." não enquadra os políticos?

Na boa, politico não deveria julgar ou votar esse tipo de coisa... Afinal, eles são "um ótimo exemplo de ofensores de costumes, às tradições e religiões...”.

Não quero ofender o pessoal do fórum ou algum leitor que ocasionalmente leu o meu POST... por isso peço desculpas pelo desabafo.


Edit: Nem consigo falar mal do cara...

__________________________________________________________________________

avatar
Mickey

Administrador
Administrador

Mensagens : 1322
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 30
Localização : Goiás

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Mensagem por Marcy em Qua 22 Fev 2012, 9:07 am

Gente, o Moacyr Alves (da ACIGames/Jogo Justo) recebeu uma ligação de uma fonte em Brasília avisando que há grandes chances da lei Anti-Games ser aprovada!!! Vamos lutar contra!!!

Carta aberta da ACIGames: http://www.acigames.com.br/2012/02/carta-aberta-contra-o-projeto-de-lei-anti-games-do-senado/
Twitter do senador que criou esse projeto de lei: https://twitter.com/#!/SENADORRAUPP
Facebook do nosso "querido" senador: http://www.facebook.com/people/Senador-Valdir-Raupp/100001340648806
Telefone do Gabinete: http://www.senado.gov.br/senadores/dinamico/paginst/senador3372a.asp

... e a guerra continua!!!
avatar
Marcy

Kazentai
Kazentai

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : Terra dos Ex-Adm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Mensagem por Mickey em Qua 22 Fev 2012, 10:21 pm

Marcy escreveu:Gente, o Moacyr Alves (da ACIGames/Jogo Justo) recebeu uma ligação de uma fonte em Brasília avisando que há grandes chances da lei Anti-Games ser aprovada!!! Vamos lutar contra!!!

... e a guerra continua!!!

Então teremos uma WAR! Não acredito que o maluco ainda insiste nisso... Olha o preconceito dele contra jogos aonde esta chegando...

É cada maluco que "Trabalha" (Entre ASPAS Mesmo...) em Brasília tomando decisões para o Brasil...

Por isso não vamos para frente...


__________________________________________________________________________

avatar
Mickey

Administrador
Administrador

Mensagens : 1322
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 30
Localização : Goiás

Voltar ao Topo Ir em baixo

VALDIR RAUPP DESISTE DA LEI ANTI-GAMES!

Mensagem por Marcy em Qui 01 Mar 2012, 4:05 pm

Pessoas, estou eufórica!!! O SENADOR CANCELOU A PROPOSTA DE LEI!!!!

Sério, veja aqui o comunicado oficial:

O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) retirou de pauta, em caráter definitivo, o projeto de Lei nº 170/2006, de sua autoria, que objetiva proibir a produção e a comercialização de determinados jogos violentos, ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos, que ferem a cultura dos povos e da humanidade. Ele encaminhou ao presidente do Senado Federal, José Sarney, nesta terça-feira (28), requerimento oficializando a retirada do projeto, baseando no artigo 256 do Regimento Interno do Senado.

Raupp disse na sua justificativa para retirar o projeto de pauta que, na época, de sua apresentação “acreditava-se que inviabilizar a comercialização de jogos eletrônicos que induzissem ou incitassem a discriminação, violência e preconceito, seria um dos caminhos a ser seguido para coibir os efeitos nocivos da propagação desses jogos, conforme constatado em diversas pesquisas divulgadas a respeito do tema”.

Afirmou que após um estudo mais aprofundado dos termos da proposição, e até mesmo sob o instrumento normativo a ser alterado, verificou-se que o alcance pretendido no projeto acabou sendo dissociado de sua finalidade. Esse fato adquiriu uma abrangência muito maior, o que praticamente poderia inviabilizar a comercialização de diversos tipos de jogos eletrônicos, que não fossem tão somente aqueles de se evitar a violência, o preconceito e o mal ferimento aos bons costumes, explicou o parlamentar.

Com isso, o projeto, prosseguiu o senador Raupp “reflexa e indiretamente, poderia ferir direitos fundamentais, notadamente como a liberdade de expressão, a livre iniciativa e o livre exercício da atividade econômica, e até mesmo podendo ensejar a censura, cujo fim representa uma das maiores conquistas do Estado Democrático de Direito”, observou.

Fonte: http://gameshow.com.br/2012/02/29/senador-valdir-raupp-desiste-do-projeto-da-lei-anti-games/

ÉÉÉÉ, o cara falou tudo no último parágrafo: "poderia ferir direitos fundamentais, notadamente como a liberdade de expressão, a livre iniciativa e o livre exercício da atividade econômica, e até mesmo podendo ensejar a censura" Estou pasma por ele só ter percebido isso agora, pff!

E olha só o que o Moacyr Alves postou no Twitter dele:



Vamos comemorar!! \o/\o/\o/
avatar
Marcy

Kazentai
Kazentai

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : Terra dos Ex-Adm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Mensagem por Luca em Qui 15 Mar 2012, 8:29 pm

Nossa... Perdi muito enquanto tava sem net ein?

Mas de qualquer jeito fico feliz que essa lei tenha sido cancelada... Agoras os gamers podem descansar por enquanto...

Se não me engano, também tem uma lei que quer fazer o brasil um local para produção de games, eu gostaria dessa lei ser aprovada... O mercado de games é uma coisa lucrativa...
avatar
Luca

Seichouki
Seichouki

Mensagens : 232
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 21
Localização : Konoha-Amazonas

http://www.fanfiction.net/u/2395643/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos estúpidos para censurar games no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum