Votação

Qual é seu digiescolhido predileto de Digimon Adventure Zero Two?

25% 25% [ 5 ]
0% 0% [ 0 ]
0% 0% [ 0 ]
15% 15% [ 3 ]
5% 5% [ 1 ]
55% 55% [ 11 ]

Total dos votos : 20

Últimos assuntos
» DIGIMON ADVENTURE 3 ANUNCIADO!
Ontem à(s) 5:18 am por KaiserLeomon

» Feliz Aniversario LucasMakuso ^^
Ontem à(s) 5:17 am por KaiserLeomon

» [OFF-TOPIC]Cavaleiros do Zodíaco | Novo anime dos Cavaleiros de Ouro é anunciado
Ter 18 Nov 2014, 2:02 pm por KaiserLeomon

» Digimon Galactic Tamers
Ter 18 Nov 2014, 1:39 pm por KaiserLeomon

» Digimon Reboot
Ter 18 Nov 2014, 1:32 pm por KaiserLeomon

» Digital Olympus
Dom 16 Nov 2014, 10:24 am por KaiserLeomon

» [ Lucas Makuso's Place ]
Qua 05 Nov 2014, 5:45 pm por LucasMakuso

» O Mundo dos Sonhos - Digital World
Qua 22 Out 2014, 6:49 am por KaiserLeomon

» [OFF-TOPIC]Transformers Robots in Disguise Trailers
Qui 16 Out 2014, 1:15 pm por KaiserLeomon

Os membros mais ativos da semana
KaiserLeomon
 
spikehunter
 
LucasMakuso
 
Sky Warrior 96
 

Digimon4EverPT
Geração Digimon Digimon & Pokémon Mystery Universe Digimon4EverPT Digital ZonePowered by BannerFans.comTv Digimon

1ª ou 3ª pessoa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual você prefere?

27% 27% 
[ 3 ]
36% 36% 
[ 4 ]
36% 36% 
[ 4 ]
 
Total dos votos : 11

1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por Marcy em Dom 05 Fev 2012, 2:48 pm

Well, como já devem saber, estou a escrever um livro. É um livro infantojuvenil, ou seja, não é intenção minha fazer uma escrita muito complexa.

No entanto, este meu livro está escrito em 3ª pessoa. E recentemente, me deparei com uma ideia: e se eu escrevesse em 1ª pessoa? Isso pode ser complicado, já que a trama já tem um tamanho considerável e reescrevê-la na 1ª pessoa seria muito trabalhoso... mas não deixa de ser uma boa ideia.

Não estou fazendo este tópico para perguntar a vocês qual tipo de narrativa devo impôr, mas sim para saber a opinião de vocês.

Ok, para quem não entende disso, vou explicar melhor.

Existem dois tipos de narração: o de 1ª e 3ª pessoa. Todos devem se lembrar quando veem os verbos:

1ª pessoa: Eu - me - mim
3ª pessoa: Ele/Ela - lhe - o/a

E nas narrativas, o autor pode optar em um desses tipos para escrever:

1ª pessoa ou narrador personagem: É como se a própria personagem estivesse contando sua história. Ela desceve tudo de maneira íntima e pessoal, expressando suas ideias e opiniões. A escrita, na maioria das vezes, é descontraída, e pouco complexa. E só é descrito o que a personagem enxerga.

3ª pessoa ou narrador observador: É como se a história fosse narrada por um deus: ele conhece todo o enredo. Mas narra com certa neutralidade, e não tem conhecimento íntimo das personagens. Pode-se descrever qualquer cena a qualquer momento, mas claro, sem perder o rumo da história/estória. A escrita, na maioria das vezes, é complexa e muito bem estruturada.

E temos ainda um terceiro tipo, que na maioria das vezes é incluída no narrador-observador:

narrador onisciente: é narrado em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. O narrador conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos. A escrita pode ser tanto descontraída como complexa.

Como escritora, prefiro o narrador onisciente: ele pode descrever de maneira neutra, mas descreve também o íntimo das personagens. O legal de se escrever em 3ª pessoa é que o narrador pode desprender-se um pouquinho das personagens protagonistas e narrar o que acontece com os antagonistas, por exemplo, que podem estar bem longe dos protagonistas. Além disso, ele pode narrar a trama sob diversos ângulos.

Como leitora, prefiro o narrado personagem: ele pode descrever seus próprios sentimentos sem medo, como se o leitor fosse um ouvinte secreto. E a leitura na maioria das vezes é bem agradável!

E vocês? O que preferem?

Marcy

Kazentai
Kazentai

Mensagens: 1035
Data de inscrição: 09/10/2011
Idade: 17
Localização: Terra dos Ex-Adm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por Digi Rei em Dom 05 Fev 2012, 3:44 pm

Eu, particularmente, gosto dos dois tipos, narrador-personagem e narrador-onisciente!
Narrador-Personagem - Comecei a gostar deste tipo de escrita, quando li o livro 3 do Percy Jackson (comecei pelo 3º). Amei o estilo de escrita e comecei a escrever tudo em 1ª pessoa!
Narrador-Onisciente - Gosto muito de escrever assim, pois posso descrever as emoções dos outros personagens (mesmo sendo ruim nisso ). Escrevo muito na 3ª pessoa!
É isso, adoro os dois, e me revezo para escrever histórias diferentes, com narradores diferentes!

__________________________________________________________________________

AVANTE CATastrophe!


Digi Rei

Moderador
Moderador

Mensagens: 956
Data de inscrição: 02/11/2011
Idade: 16
Localização: Ribeirão Preto, São Paulo

http://nihongo-gakkou.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por Rayana_Wolfer em Dom 05 Fev 2012, 7:12 pm

Depende muito do tipo de história que queres fazer, claro.

Se queres um narrador fácil de trabalhar, aconselho-te o chamado Narrador Subjectivo.
É o tipo de narrador que vês em Harry Potter: a narrativa acompanha os sentimentos e descobertas do personagem principal. É como se o narrador acompanhasse o universo mental do personagem, passa opiniões e analisa as situações de acordo com a lógica dele. Se o Harry vê uma sombra misteriosa, o Narrador subjectivo não vai dizer quem é ele, até que o personagem principal descubra. O leitor só tem autorização para descobrir mais detalhes, quando o protagonista também o faz, e o narrador é um elemento neutro.

A Rowling foi bem esperta ao usar esse tipo de narrador, porque isso dá-lhe algumas comodidades: ela pode mudar, de repente, para um tipo de narrador omnisciente, sem que ninguém repare muito nisso (é o caso do princípio do 4º livro, que é o primeiro que não é narrado do ponto de vista do Harry). Como está sempre na 3º pessoa, ela pode variar conforme lhe é mais útil.

Eu pessoalmente acho que depende MUITO do tipo de história que queres fazer. Narradores subjectivos, na minha opinião, são muito mais interessantes em histórias de mistério, onde há quebra-cabeças para resolver, e onde o personagem vive uma realidade emocional muito intensa. É mais fácil provocar a empatia com o leitor, que vai viver a história como se ele mesmo fosse o personagem.

O narrador omnisciente... eu tenho para mim que este está mais na categoria da literatura "hardcore", onde é suposto o leitor analisar friamente os factos. É o narrador dos naturalistas, daqueles que saltam de um lado para o outro, para dar margem a uma análise objectiva.

Eu pessoalmente gosto muito quando o Narrador é um personagem, que fala tudo na 1ª pessoa. Sou fã do género policial, e esse tipo de narrador é muito utilizado por autores como Rex Stout. O protagonista deste autor é um detective chamado Nero Wolfe, um génio, mas que raramente sai de casa. Quem narra as histórias do Wolfe é o mordomo, o Archie Goodwin (ele é uma espécie de Taichi adulto, adoro-o, até porque ele é muito humorístico a narrar. xDD) e toda a acção, as descobertas, o encontro com personagens, tudo isso é vivido por ele.

Bom, só para lembrar que o Narrador que fala na 1ª pessoa não tem que ser o protagonista. Por isso indago: que tipo de história é? O protagonista tem um acompanhante inseparável? (tipo Frodo de LotR?) Permite essa liberdade? Ou será mais interessante deixar o protagonista narrar? (tipo Jorge Luis Borges; alguns contos dele são tão bem narrados, que parecem reais e que aconteceram mesmo lol)

Rayana_Wolfer

Seichouki
Seichouki

Mensagens: 128
Data de inscrição: 25/09/2011
Idade: 26
Localização: Portugal

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por Mickey em Dom 05 Fev 2012, 7:30 pm

Acho que dedicado ao infantojuvenil ambos seriam bons... Já que você vai estar optando por fazer uma história de certa forma mais simples.

Eu gosto de ler histórias onde o protagonista conta a sua visão... No caso o de 1ª pessoa... Acho muito simples e de bom entendimento para quem lê...

Mas seria trabalhoso refazer a história por um detalhe como esse que praticamente altera toda a forma de visão da história...

De toda forma, é a minha opinião! Independente da decisão tomada eu lhe desejo Sorte Marcy!

__________________________________________________________________________


Mickey

Administrador
Administrador

Mensagens: 1322
Data de inscrição: 23/10/2011
Idade: 28
Localização: Goiás

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por Marcy em Seg 06 Fev 2012, 9:58 am

Ok, só para lembrar: eu já havia decidido qual tipo de narrador vou implantar definitivamente no meu livro.

Ray... o narrador subjectivo é um outro nome para o narrador onisciente; é quando ele descreve dando também importância às emoções das personagens. Assim como o narrador objectivo é o mesmo que o narrador observador, narrando de forma neutra e por ora fria. Porém ambos podem ser tanto em 1ª pessoa quanto em 3ª.

Rayana_Wolfer escreveu:Por isso indago: que tipo de história é? O protagonista tem um acompanhante inseparável? (tipo Frodo de LotR?) Permite essa liberdade? Ou será mais interessante deixar o protagonista narrar? (tipo Jorge Luis Borges; alguns contos dele são tão bem narrados, que parecem reais e que aconteceram mesmo lol)


*suspira* Ok, não foi minha intenção abrir o tópico para pedir ajuda sobre qual tipo de narrador eu posso utilizar, e sim para criar uma discussão pacífica entre quais narradores os usuários preferem. E eu não gostaria de revelar muitas coisas sobre a minha obra, não em um fórum. Mas se perguntas... vou responder-te então.

É um romance de aventura. No começo, a personagem principal até tem um amigo inseparável, do qual se separa (rs) depois de diversos factores da trama. Porém, passando esse "tempo escuro" da protagonista, ela chega a conhecer uma outra pessoa e, timidamente e aos poucos, ambos se tornam amigos verdadeiros. Muitas personagens entrarão e saírão da estória, mas esses dois ficarão assim até o final da trilogia/saga (estou pensando em fazer uma trilogia, mas pode ser que apareça mais ideias e eu acabe escrevendo mais de três livros).

Quando me surgiu essa tênue ideia de eu reescrever o livro na 1ª pessoa, a intenção era escrever a estória do ponto de vista desse garoto – a pessoa a quem a protagonista irá conhecer e se tornar amiga dela até o desfecho. Porém, eu preciso narrar a parte do começo, do qual apenas a protagonista (ok, a primeira protagonista, já que vai ter mais de um) aparece, ou a trama perderá o sabor, o sentido do livro, já que quero que o leitor se familiarize com ela antes da estória começar de facto. Então, nessa hora eu estive pensando na possibilidade de escrever do ponto de vista de ambas as personagens, assim como Stephanie Meyer fez em seu livro Breaking Dawn, dividindo-o em três parte: a primeira parte é a personagem Bella narrando, na segunda Jacob e a terceira Bella de novo, ou na série The Chronicles of Kane, de Rick Riordan, que faz algo parecido com Stephenie Meyer, onde os livros são narrador por dois irmãos.

Mas foi apenas uma ideia. Eu estou escrevendo o livro com a narrativa subjetiva/onisciente, onde é em 3ª pessoa mas narra não só os acontecimentos exteriores, como também os sentimentos e opiniões das personagens.

Mickey escreveu:Acho que dedicado ao infantojuvenil ambos seriam bons... Já que você vai estar optando por fazer uma história de certa forma mais simples.

Eu gosto de ler histórias onde o protagonista conta a sua visão... No caso o de 1ª pessoa... Acho muito simples e de bom entendimento para quem lê...

Mas seria trabalhoso refazer a história por um detalhe como esse que praticamente altera toda a forma de visão da história...

De toda forma, é a minha opinião! Independente da decisão tomada eu lhe desejo Sorte Marcy!

Obrigada o/

Então... eu estava pensando em escrever em 1ª pessoa por esse fato: os livros que estou a escrever são infanto juvenis. E para essa categoria, na maioria das vezes escrever de maneira como se a própria personagem estivesse contando a estória é recomendável, mas o autor não é obrigado a fazer isso (já li muitos livros infantojuvenis em que a narração é de um narrador observador, escrito de maneira muito neutra).

Porém o problema de se escrever como narrador-personagem é: só se descreve o que a personagem vê. Se escrito em 3ª pessoa, o escritor tem total liberdade para falar o que tem atrás de uma porta, ou pelo menos uma pista, enquanto se escrito em 1ª pessoa ele precisa dizer apenas o que a personagem que está na frente da porta vê ou sente – dar dicas sobre o que tem atrás dela ou dizer diretamente o que tem ali é muito arriscado. Então, por isso, estou descartando essa possibilidade de escrever em 1ª pessoa, mas, como disse para a Rayana, estou escrevendo em 3ª pessoa mas sem ocultar os sentimentos e opiniões das personagens.

Marcy

Kazentai
Kazentai

Mensagens: 1035
Data de inscrição: 09/10/2011
Idade: 17
Localização: Terra dos Ex-Adm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por youkofoxy em Seg 06 Fev 2012, 1:19 pm

eu prefiro escrever no que eu chamo de "segunda pessoa", nesse mudo o narrador diz (quase) tudo e sabe de (quase) tudo, com exceção o pensamentos dos pensonagem, eu bem mas para terceira pessoa, mas não fica tanto nessa.
no maximo ele pode dar palpites sobre o que os personagem pensam, é como se você fosse levado para ver os fato como eles acontecem.

não vi se esse encaixa com estilo de narração que a ray contou, mas em uma historia complex que envolve varios misterios, acho que esse esquema é otimo, pois a narração fica parecida com a de animes (se bem que nos animes passam o que o personagem pensa)

eu sinceramente prefiro ler historias em terceira pessoa, devido a complexidade e "clareza" dos fatos. tambem gosto muito de a primeira pessoa em algumas ocasiões.
e amo a primeira pessoa com mudança de personagens, aonde e possivel ver o ponto de vista dos acontecimentos de ambos os lados.

minha conclusao, é que depende muito do tipo de texto que se quer narrar, em algumas terceira pessoa é otimo, em outras ja é pessimo.

youkofoxy

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens: 509
Data de inscrição: 17/11/2011
Idade: 20
Localização: a não ser que você queira me ver, irrelevante

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por Marcy em Seg 06 Fev 2012, 1:38 pm

youkofoxy escreveu:eu prefiro escrever no que eu chamo de "segunda pessoa", nesse mudo o narrador diz (quase) tudo e sabe de (quase) tudo, com exceção o pensamentos dos pensonagem, eu bem mas para terceira pessoa, mas não fica tanto nessa.
no maximo ele pode dar palpites sobre o que os personagem pensam, é como se você fosse levado para ver os fato como eles acontecem.

2ª pessoa?!?!?! o ó'
2ª pessoa: tu/você - te - ti
Ok, eu sei como que é esse tipo de narração, mas ele não é chamado assim rs. A obra The Golden Compass, de Philip Pulmann, é assim; ele descreve de maneira onisciente, mas também dá palpites sobre o que as personagens irão fazer ou o que poderiam fazer diante de uma ocasião... tipo, assim:
Spoiler:
(..)Como um raio, Lyra pulou da poltrona e se escondeu atrás dela. Não era o melhor esconderijo: ela havia escolhido logo a poltrona que ficava bem no meio da sala, e se não ficasse quietinha...(...)
Trecho de A Bússola de Ouro
Analisando bem, o meu livro é quase isso, mas cenas descritas assim são poucas. Estou pegando referência de vários livros, e este é apenas um deles.

Marcy

Kazentai
Kazentai

Mensagens: 1035
Data de inscrição: 09/10/2011
Idade: 17
Localização: Terra dos Ex-Adm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por youkofoxy em Seg 06 Fev 2012, 7:57 pm

Marcy escreveu:
youkofoxy escreveu:eu prefiro escrever no que eu chamo de "segunda pessoa", nesse mudo o narrador diz (quase) tudo e sabe de (quase) tudo, com exceção o pensamentos dos pensonagem, eu bem mas para terceira pessoa, mas não fica tanto nessa.
no maximo ele pode dar palpites sobre o que os personagem pensam, é como se você fosse levado para ver os fato como eles acontecem.

2ª pessoa?!?!?! o ó'
2ª pessoa: tu/você - te - ti
Ok, eu sei como que é esse tipo de narração, mas ele não é chamado assim rs. A obra The Golden Compass, de Philip Pulmann, é assim; ele descreve de maneira onisciente, mas também dá palpites sobre o que as personagens irão fazer ou o que poderiam fazer diante de uma ocasião... tipo, assim:
Spoiler:
(..)Como um raio, Lyra pulou da poltrona e se escondeu atrás dela. Não era o melhor esconderijo: ela havia escolhido logo a poltrona que ficava bem no meio da sala, e se não ficasse quietinha...(...)
Trecho de A Bússola de Ouro
Analisando bem, o meu livro é quase isso, mas cenas descritas assim são poucas. Estou pegando referência de vários livros, e este é apenas um deles.

nota os erros de gramatica: ohhh meu deus até quando eu vou ser ruim em línguas?
ok, se você sabe diz ai o nome da tecnica, que mais parece um você contando para você mesmo (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

youkofoxy

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens: 509
Data de inscrição: 17/11/2011
Idade: 20
Localização: a não ser que você queira me ver, irrelevante

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por Marcy em Ter 07 Fev 2012, 7:12 am

youkofoxy, é o Narrador Onisciente. Esses três narradores que citei no primeiro post possuem suas subdivisões. Deixe eu ver se me lembro alguns... tem o Narrador Protagonista (o que é mais utilizado quando se escrito em 1ª pessoa - é a personagem protagonista que narra), o Narrador Testemunha (que é o que a Rayana citou, exemplificando com as obras de Rex Stout - também me recordo de outro autor que utiliza esse tipo de narração, o Jules Verne), Narrador Onisciente Neutro (descreve as personagens, mas não se aprofunda muito nelas)... e aí vai.

E não são só as subdivisões: depende também do autor. Pode ver, um livro que esteja no Narrador Observador pode ser um tanto chato se for de um autor, como pode também ser muito divertido quando escrito por outro.

Marcy

Kazentai
Kazentai

Mensagens: 1035
Data de inscrição: 09/10/2011
Idade: 17
Localização: Terra dos Ex-Adm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1ª ou 3ª pessoa?

Mensagem por spikehunter em Seg 13 Maio 2013, 8:27 am

Hum entendi , li atentamente o que disse e o que foi dito ,do ponte de vista seu da escritora não sei(endo que não pretendes mudar mais só pra podermos trocar ideias) de alguem que cria histórias pra outro isso acontece normalmente a gente pensa "ah e se eu fizesse assim, mais se ja estas num ponto considerável seria realmente trabalhoso mudar tudo para adaptar ao novo tipo de narrativa eu gosto dos dos dois estilo e acredito tambem que depende da história ,mais na minha opinião manteria o estilo que ja está sendo executado mais guardaria a ideia para tentar mais pra frente quem sabe em outra ocasião mais para não ficar com este sentimento de "ah será que daria certo se tivesse feito de outro jeito" não poderias em algum momento da história trocar a narrativa? assim poderias sentir se daria certo sem ter que reescrever tudo do zero, mais assim dando minha dica do ponte de vista de quem cria ou escreve ,porem não tenho claro um gosto por um ou por outro eu sou mais da simpatia pela história se gosto leio ,então neste sentido de opinião de leitor ou minha própria não sou muito bom por não ter um estilo favorito.... E por favor quero ver quando tiver pronto hehe =D

spikehunter

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens: 740
Data de inscrição: 09/09/2012
Idade: 30
Localização: entre o colidir de galaxias

http://spikehunter/wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum