Fórum :: digimonFOREVER :: Índice
Bem-vinda (o) ao fórum digimonFOREVER! Este fórum está desativado e disponível apenas para visualização.

Nossa comunidade se moveu para o servidor de Discord DIGITAL ZONE e te convidamos a fazer parte para discutir os assuntos mais recentes da franquia Digimon! Acesse e comece a conversar agora mesmo: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSO DISCORD.

Agradecemos a tua visita aqui e nos vemos no Discord, até lá!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum :: digimonFOREVER :: Índice
Bem-vinda (o) ao fórum digimonFOREVER! Este fórum está desativado e disponível apenas para visualização.

Nossa comunidade se moveu para o servidor de Discord DIGITAL ZONE e te convidamos a fazer parte para discutir os assuntos mais recentes da franquia Digimon! Acesse e comece a conversar agora mesmo: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSO DISCORD.

Agradecemos a tua visita aqui e nos vemos no Discord, até lá!
Fórum :: digimonFOREVER :: Índice
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como posso publicar meu livro?

+2
Rikaru Muzai
Edu
6 participantes

Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Edu Qua 12 Out 2011, 9:36 am

Creio que todos nós, que gostamos de escrever, já nos perguntamos alguma vez essa mesma coisa. Todo mundo que escreve já ao menos sonhou em ter um livro publicado. Esse post é bem esclarecedor quanto a essa questão. Contudo, o texto não é meu. Peguei ele no blog do Lucas de Sousa, e vocês podem ver mais postagens como essa lá.

Como posso publicar meu livro?


Editoras comerciais e prestadores de serviço

Quando você deseja publicar um livro, tem dois caminhos diferentes pela frente: a contratação de um prestador de serviços ou a submissão dos originais a uma editora comercial.
A diferença é mais ou menos como fazer compras em uma loja e pedir um empréstimo a um banco, ou seja, trata-se de dois tipos de negócio bastante diferentes mas com a infelicidade de se denominarem ambos “editores”.
Os editores que prestam serviço fazem tudo o que você deseja, porque os seus ganhos provém de vender os serviços de diagramação e impressão. Isso quer dizer que eles não avaliam os originais nem têm qualquer envolvimento com as vendas do livro, apenas transformam o original que você entrega no objeto livro.
Uma editora comercial funciona de outro modo, assumindo os riscos (entenda custos) da publicação. Isso quer dizer que há todo um processo de escolha, uma vez que os ganhos do editor comercial provêm da venda dos livros.
O editor comercial só sobrevive, portanto, se conseguir comercializar os livros que edita num mercado altamente competitivo e seletivo.
É crucial você entender que, se está pagando alguma coisa, não está lidando com uma editora comercial mas com uma prestadora de serviços.

Vantagens de uma editora comercial

Ter seu livro publicado por uma editora comercial tem uma série de vantagens.
A primeira delas já foi mencionada: você não precisa pagar nada pela preparação dos originais, revisões de provas, diagramação, composição, impressão, capa e acabamento.
A segunda vantagem é que você não precisa se responsabilizar pela comercialização (a distribuição em livrarias) nem pela divulgação para a imprensa. A noite de autógrafos é organizada e paga pela editora, assim como os catálogos, sites e listas de preços que informam clientes e livreiros sobre o seu livro.
A terceira vantagem é que, uma vez que um editor comercial resolva investir em você, pela própria lógica do negócio ele vai fazer o possível para divulgar o seu nome em simpósios, feiras de livros e todos os eventos de que a editora participar. É de seu interesse promover seus autores a longo prazo porque os verdadeiros ganhos de uma editora comercial em geral só acontecem com a reimpressão da obra (popularmente chamada de segunda edição), quando terão sido abatidos os custos todos da primeira impressão.
Uma quarta vantagem de ser publicado por uma editora comercial é o prestígio. É mais bem visto pela academia e pelo mercado em geral o autor ser selecionado por uma editora, especialmente uma editora com um nome conhecido, do que quando publica uma obra por conta própria.

Desvantagens de uma editora comercial


Tudo na vida tem dois lados. O reverso da moeda de uma editora comercial começa pelo seu modo de funcionamento. Essa é a editora parecida com um banco a quem você vai pedir empréstimo, lembra? Isso quer dizer que a editora comercial tem muito mais autores do que dinheiro para publicar, e que faz uma seleção rigorosa daquilo que aceita. Ou seja, é bastante difícil ser escolhido por uma editora comercial (mas não impossível! Veja como aumentar suas chances em seleção da editora).
A segunda desvantagem das editoras comerciais é que, visto que são elas que bancam todos os custos de produção e impressão, também são elas que decidem como ficará a capa, qual será o título do seu livro, quantas ilustrações entrarão etc. Em teoria, tudo isso é feito por profissionais que entendem do riscado. Na prática, muitos autores ficam um tanto insatisfeitos.
A terceira desvantagem é que, para uma editora comercial, a menos que você seja um figurão conhecidíssimo, o seu livro é apenas mais um entre vários. Um produto cultural nunca chega a ser tratado como um automóvel numa linha de montagem, mas é evidente que profissionais ocupados em fazer cinco livros diferentes por mês todo os meses têm uma atitude de envolvimento restrito com cada obra. As pressões da empresa para produzirem dentro de prazos determinados obriga essas pessoas a dedicar atenção, tempo e energia limitados a você.
A quarta desvantagem é que a editora detém o controle de todo o processo de comercialização e marketing, que nem sempre é o mais eficiente do planeta. Você pode ficar sabendo de uma livraria que gostaria muito de ter os seus livros, mas nenhum vendedor passar por lá oferecendo o título. Ou informar o departamento de promoções que haverá um congresso nacional em Santa Catarina sobre o tema de seu livro, e ninguém da editora tomar providências. Essa mesma falta de controle se estende à decisão de divulgar seu livro, dar-lhe um preço, reeditá-lo. Veja mais em como lidar com seu editor.

Vantagens de um prestador de serviços

Um prestador de serviços presta muito mais atenção em você do que um editor comercial, porque para ele você é o principal cliente. Os serviços oferecidos são limitados apenas pela possibilidade do autor de pagar, nunca pela falta de disposição ou tempo do profissional. Os prazos são determinados por você, e tudo o que você resolve colocar na obra – duzentas ilustrações coloridas, a foto de seu filho na capa – sai impresso.
Quando você paga, é também você quem decide sobre o conteúdo da obra. Se você escreveu uma tese importante, que pode servir de referência para muitos pesquisadores mas foi julgada pouco lucrativa pelas editoras comerciais, publicá-la por conta própria é uma saída a ser considerada para divulgar o seu trabalho acadêmico. Sem falar que, quando bem feita, uma edição paga pode render aqueles famosos créditos concedidos a publicações científicas.
Um livro auto-publicado tem a vantagem ainda de render muito mais do que os dez por cento usuais de uma edição comercial. Se você tem uma platéia cativa – como muitos alunos, parentes ou clientes – a edição própria pode não só se pagar como dar lucro.
Finalmente, um prestador de serviços não escolhe você, é você quem o seleciona. Portanto, não há a ansiedade de esperar por uma resposta do editor nem a decepção de uma carta de recusa. Você pode marcar a data do lançamento assim que entrega os originais para a produção, e aguardar a impressão desejada sem sustos.

Desvantagens de um prestador de serviços

Há também desvantagens em contratar alguém para fazer o seu livro, sendo a primeira e mais óbvia a de que você é quem paga por isso.
A segunda desvantagem, em geral desconsiderada por autores de primeira viagem, é o que você vai fazer com os livros prontos. Relembrando, os prestadores de serviço fazem exatamente o que se propõem – imprimir o seu livro – e nada mais! Comercializá-lo é outra história, e muito escritor auto-publicado descobre como é difícil vender mil livros, e o espaço que esses pacotes ocupam debaixo da cama, em cima do armário, no fundo da garagem...
A terceira desvantagem é a falta de prestígio de fazer e vender os próprios livros, que pode em parte ser contornada pelo uso de profissionais muito bons e pela criação de um selo editorial fictício. O público em geral tende a encarar a obra publicada pelo próprio autor como amadorística ou de qualidade duvidosa por não ter sido aceita por uma editora comercial.
A quarta desvantagem é a de que o livro em geral não tem chance de caminhar por pernas próprias, mas precisa de sua assistência em cada etapa. Você vai ter de aprender um pouco de revisão, normalização, dar palpites em diagramação, decidir-se entre papéis, descobrir como fazer uma ficha catalográfica e requerer um número de ISBN, como funciona deixar livros em consignação em livrarias etc etc. Ou seja, transformar-se em todos os profissionais de uma editora comercial, para acompanhar e mesmo fazer os trabalhos de produção e comercialização de um livro. E o que você não souber ou não tiver tempo para fazer, não será feito.

Quando procurar uma editora comercial

Dadas as vantagens e desvantagens de cada tipo de editor, você pode se decidir sobre qual deles abordar. Para ter alguma chance de ser seriamente considerado por uma editora comercial, sua obra precisa de alguns requisitos mínimos.
O primeiro é um tema comercialmente interessante (veja mais em seleção da editora). Note que quem precisa achar o tema vendável é a editora e não você...
O segundo é você ter credibilidade como autor. Um advogado será considerado se apresentar um original sobre direito, mas não se trouxer poesias sobre sua musa.
O terceiro é ter um público-alvo definido, o que significa você conseguir dizer exatamente que grande grupo de pessoas com alta probabilidade compraria o seu livro. Por exemplo, senhoras de meia idade têm chance de se interessar por um livro sobre menopausa. Adolescentes de classe média provavelmente comprariam uma ficção sangrenta e sensual.


Quando procurar uma editora prestadora de serviço

Nem sempre uma editora comercial é a melhor alternativa. Cabe a você considerar contratar uma prestadora de serviço em alguns casos:
Primeiro, se você não tem interesse em adaptar sua obra para o gosto de um público que não conhece. Se, por exemplo, você deseja escrever uma história da família em princípio para circular apenas entre seus primos e netos, não perca tempo tentando publicá-la por uma editora comercial.
Segundo, se você tem um público comprador cativo. Por exemplo, se você é professor de estatística de turma após turma universitária e escreveu um manual para facilitar o seu curso, pode ter certeza de que irá ganhar muito mais dinheiro se vendê-lo diretamente a seus alunos do que se uma editora comercial publicá-lo e repassar-lhe apenas os dez por cento de direitos autorais de praxe. Claro que você precisa pesar se a obra tem chance de ser adotada por muitas escolas (quando vale a pena usar uma editora comercial) ou se a concorrência de outras obras é grande e você tem certeza apenas de vender para a sua própria faculdade (quando é mais lucrativo bancar a impressão e receber cem por cento do preço de capa).
Terceiro, quando interessa mais a você do que a um editor comercial ver sua obra publicada. Por exemplo, se você faz carreira acadêmica, é bem mais atraente para você receber pontos por ter sua dissertação ou tese publicada do que para uma editora comercial arriscar-se a colocar uma obra super específica no mercado. Tanto que já existem editoras que fazem um misto de prestação de serviço e edição comercial, dividindo os custos com autores de obras acadêmicas de boa qualidade mas venda difícil. No caso de um trabalho que você considere realmente pertinente para o seu ramo mas com poucas chances de seduzir um público maior, recomendo que publique uma edição baixa (duzentos ou trezentos exemplares) por conta própria, mas inventando um nome de editora para constar na capa e nas folhas de rosto por questões de prestígio. Invista para ter uma obra com aparência profissional (com ficha catalográfica, ISBN, código de barras, impressão razoável) e distribua entre as bibliotecas e institutos onde ela possa ser usada como referência. Você acaba atingindo o seu objetivo de divulgar o seu trabalho e ser reconhecido por seus pares sem passar pela dor de cabeça de tentar convencer uma editora a investir na obra.
Em qualquer caso, planeje uma bela noite de autógrafos, convidando todo mundo que você conhece, inclusive seus colegas de primário e sua primeira babá. Quase qualquer livraria aceita fazer lançamentos e gerenciar a venda de seu livro por uma noite, montando pilhas na vitrine, reservando uma mesa para você e oferecendo um coquetel. Dependendo do seu número de amigos, o lançamento pode pagar uma parte ou todo o custo de impressão.
Edu
Edu

Administrador
Administrador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 29
Localização : Moreno-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Rikaru Muzai Qua 12 Out 2011, 4:28 pm

Bem interessante este texto, aprendi muitas coisas que eu não sabia. Me parece mais lucrativo e seguro usar uma editora prestadora de serviços e apenas usar uma editora comercial quando você possuir prestígio ou ser bem difícil conseguir sucesso fazendo as coisas por conta própria.

Porém, na minha opinião, eu prefiro uma editora prestadora de serviços pois manterei as coisas do meu modo, do modo que eu quero e não tendo minha obra alterada por uma editora comercial que muito dificilmente irá respeitar o meu trabalho. Talvez não seja o melhor, mas eu prefiro o pior podendo manter a minha obra boa do que o melhor estragando a minha obra.

O que eu crio é muito especial para mim e não há nenhuma vantagem ou facilidade que fosse maior prioridade para mim do que as minhas criações. Me desculpem se estou sendo burro em pensar assim, mas eu nunca preferi facilidade e sim qualidade, o que é realmente importante para mim não será colocado em segundo plano por algo que fosse me trazer alguma facilidade na vida.
Rikaru Muzai
Rikaru Muzai

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Rayana_Wolfer Qua 12 Out 2011, 7:17 pm

Estamos na Era Digital e, com a evolução dos tempos, publicar livros foi deixando de ser tão elitista.Hoje em dia qualquer pessoa pode publicar o seu livro sem que tenha com isso muito prejuízo, ou que perca os seus direitos.

Há muito tempo que a tiragem de livros deixou de ser mecânica. Já não se torna necessário imprimir uma tiragem de 1000 cópias para que cada unidade saia barata. Já não se imprime com necessidade de aquecer máquinas, usar toda a tinta de um fornecimento, etc.

Agora a tiragem de livros é feita digitalmente. Imprime-se a quantidade de livros que se quer, sem que isso seja um prejuízo para a editora ou para o autor. Não sobra tinta, não sobram folhas, não é preciso parar uma casa de impressão inteira só para imprimir uma tiragem. Agora é possível imprimir várias tiragens no mesmo dia, graças à evolução dos computadores e dos softwares.

Eu estou a trabalhar num artbook que pretendo publicar na Bubok, que é uma editora portuguesa online que usa tecnologia digital justamente para facilitar a vida aos autores. Só usar um cadastro e escolher um dos pacotes (pacotes que já definem as percentagens de lucro para a editora ou para o autor). A partir daí, é só divulgar o link. As pessoas compram online o livro e a editora imprime e envia por correio em função do número de pedidos.

Simples, não? E algumas editoras permitem comprar versão e-book, mais barata. O que importa é o conteúdo mesmo, não a forma.
Rayana_Wolfer
Rayana_Wolfer

Seichouki
Seichouki

Mensagens : 128
Data de inscrição : 25/09/2011
Idade : 35
Localização : Portugal

http://rainbow09.comli.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Edu Qua 12 Out 2011, 7:49 pm

Bem simples. XD

Aqui em brlandz tem umas assim também. Meu colega me indicou essa aqui, que também oferece mais facilidades e tudo o mais.

No meu caso, o problema mesmo é terminar de escrever. XD
Edu
Edu

Administrador
Administrador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 29
Localização : Moreno-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Rikaru Muzai Sáb 15 Out 2011, 11:12 am

Que maravilha Ray, eu não sabia desse tipo de coisa, eu realmente estou bem desatualizado. Este modo de vender livros traz facilidades para o autor e para a editora, além de economizar um grande tempo. Já a versão digital que acredito ser melhor ainda, é um modo de uma pessoa que não possui muito dinheiro adquirir um livro que queira, eu mesmo comprei uma revista digital há algum tempo e foi realmente muito mais barato que revistas de papel.

Eu havia me esquecido das facilidades que a Era Digital está nos proporcionando, inclusive eu havia lido sobre isso, li que revistas e jornais de papel estão sendo extintos pouco à pouco para dar lugar às revistas e jornais digitais. Isso é uma grande felicidade para mim, saber que estamos evoluindo cada vez mais e que essa evolução está facilitando as vidas de todos nós, isso é incrível e maravilhoso. *-*
Rikaru Muzai
Rikaru Muzai

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Edu Sáb 15 Out 2011, 11:20 am

Também não é como se os livros tradicionais fossem sumir. Eu mesmo não gostaria disso, até prefiro assim, na verdade.
Edu
Edu

Administrador
Administrador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 29
Localização : Moreno-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Rikaru Muzai Sáb 15 Out 2011, 11:25 am

Acredito que sumir completamente demorará muito tempo e isso é bom, pois assim podemos nos acostumar com a mudança, fora que há pessoas que preferem tê-los fisicamente para poderem levar aonde quiserem.
Rikaru Muzai
Rikaru Muzai

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Edu Sáb 15 Out 2011, 12:31 pm

Que é o meu caso. XD
Edu
Edu

Administrador
Administrador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 29
Localização : Moreno-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Carlos Damasceno Sáb 21 Jan 2012, 1:09 am

Nossa, muito boa a matéria, Edu. Bem esclarecedora. Mas vou esperar terminar meu original. Depois vejo o que faço com ele.
Carlos Damasceno
Carlos Damasceno

Younenki II
Younenki II

Mensagens : 75
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 32
Localização : Valparaíso - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Edu Sáb 21 Jan 2012, 6:49 am

A sua história é de que tipo(ação, policial, ficção científica, drama...)?

Porque, creio que fala isso no texto, existem editoras certas pra cada tipo de história. Saiba identificar bem. ^^
Edu
Edu

Administrador
Administrador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 29
Localização : Moreno-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Takeru takachi Seg 20 maio 2013, 8:49 pm

eu to fazendo uma historia aki ja ta pronto o capitulo 1,nome: Digimon O mundo digital Lendario, onde se passa?: 5 anos antes de Digimon 1
Takeru takachi
Takeru takachi

Younenki
Younenki

Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/05/2013
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Mickey Ter 21 maio 2013, 1:17 pm

Então Takeru...
O tópico é um assunto referente a Livros.
O que se você ler um pouco, não só o tópico principal, como os comentários vai observar que tudo depende mais da vontade própria e de sua busca de para concretizar esse objetivo. E até algo diferente.

Não existe uma "receita" que é 100% certa de funcionar. Mas se você busca algo e se dedica a isso, poderá ter sucesso.

Quanto ao seus comentários, eu exclui a segunda mensagem, caracterizada como double-post.
Mas... o que você informa não é uma Fanfic?
Tanto que até abriu um tópico nos Contos de TK...
Mickey
Mickey

Administrador
Administrador

Mensagens : 1322
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 37
Localização : Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Takeru takachi Sex 24 maio 2013, 5:48 pm

Pois é Mickey =)
Takeru takachi
Takeru takachi

Younenki
Younenki

Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/05/2013
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Como posso publicar meu livro? Empty Re: Como posso publicar meu livro?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos