Fórum :: digimonFOREVER :: Índice
Bem-vinda (o) ao fórum digimonFOREVER! Este fórum está desativado e disponível apenas para visualização.

Nossa comunidade se moveu para o servidor de Discord DIGITAL ZONE e te convidamos a fazer parte para discutir os assuntos mais recentes da franquia Digimon! Acesse e comece a conversar agora mesmo: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSO DISCORD.

Agradecemos a tua visita aqui e nos vemos no Discord, até lá!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum :: digimonFOREVER :: Índice
Bem-vinda (o) ao fórum digimonFOREVER! Este fórum está desativado e disponível apenas para visualização.

Nossa comunidade se moveu para o servidor de Discord DIGITAL ZONE e te convidamos a fazer parte para discutir os assuntos mais recentes da franquia Digimon! Acesse e comece a conversar agora mesmo: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSO DISCORD.

Agradecemos a tua visita aqui e nos vemos no Discord, até lá!
Fórum :: digimonFOREVER :: Índice
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestão - Nomes das Áreas!

5 participantes

Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Rikaru Muzai Sáb 08 Out 2011, 12:05 pm

Olá Tamers da Administração!

Em outro tópico nesta mesma área, a Rayana Wolfer comentou sobre os nomes das áreas aqui do fórum, que eles não tem significado, que foram colocados aleatoriamente. Bem, eu decidi pensar em novos nomes para sugerí-los aqui pois achei que já que vocês desejam melhorar ao máximo o fórum, nós membros comuns poderíamos sugerir nomes para as áreas.

Peço aos que desejarem sugerir nomes que expliquem o porque do nome, pois o significado é muito importante. Abaixo colocarei as minhas sugestões.

"Nome atual = Nome sugerido"

Bancada Digital = Centro Digital do Huanglongmon - O Huanglongmon é considerado o Digimon mais próximo do Deus do Digital World, portanto ele representaria a Administração do fórum que é com quem iremos falar nesta área.

Regulamento = Torre do Apollomon - Em Digimon Xros Wars ele demonstrou lutar pela justiça, querer o bem dos Digimon, buscar a paz e isso é o que pretendemos aqui acredito eu.

Noticiário = Centro de Comunicação do Alphamon - O Alphamon é um mensageiro do bem, se não me engano a vinda dele trouxe esperança aos Digimon no filme X-Evolution, então é coerente ele disponibilizar as mensagems da Administração.

Sala de Recepção = Balcão de Recepção do Culumon - O Culumon é um Digimon necessário aos Tamers em Digimon Tamers e na minha opinião, o local para nos apresentarmos e sermos recebidos pelos membros que já estão no fórum é algo necessário e muito bom para os novos membros.

Fan Clubes Hall = Organização de Fã Clubes dos HoneyBeemon - Em Digimon Frontier os HoneyBeemon eram do Fã Clube da Ranamon e depois se tornaram o Fã Clube da Izumi, então acho que combinam com a área, fora que, os outros Digimon que são fãs que eu conheço são os Numemon que não combinam com a área e os Toucanmon que não são fãs de verdade na minha opinião.

Baú Digital - A História da DF! = Cabana do Jijimon - O Jijimon é um Digimon velho que sabe muitas coisas sobre o Digital World, então combina muito bem com a área.

Castelo de Dukemon = Estação Televisiva dos Monitormon - As televisões dos Monitormon combinam com transmissão de Animes.

Traços de Culumon = Estúdio Mangaká da Taomon - A Taomon possui um grande pincel e acho que combina com a criação de Mangás, fora que eu não consigo pensar em outro Digimon.

Museu de Bokomon = Profundezas do Oceano Negro - O Oceano Negro é o local mais misterioso que consigo pensar e para mim é uma boa comparação.

Arcade do Nanomon - Não consigo pensar em outro nome, esse combina demais com a área.

Biblioteca de Wisemon = Livros do Takeru - No fim de Digimon Adventure 02 o Takeru se tornou escritor e escreveu sobre as suas aventuras no Digital World. Porém, a mudança não é necessária, pois o nome atual combina também, então é questão de gosto mesmo.

Crônicas de Ryo = Aventuras da Mimi - A Mimi mora fora do Japão, deve ter visitado diversos locais diferentes e passado por diversas coisas não relacionadas aos Digimon. Esta mudança também não é necessária, é questão de gosto como eu disse acima.

Atelier de Tailmon = Criações do Takato - Ele criou o Guilmon e mesmo não desenhando bem, ainda sim era um desenho de um Digimon.

Estúdio de Piyomon = Criação de Fantasias da Nene - Na segunda parte de Digimon Xros Wars a Nene se fantasiava às vezes para modificar sua aparência, é o que mais combina aqui, não me vem mais nada à mente.

Garbagemon = Taverna do Ponchomon - Não acho certo dizer que uma área OFF Topic é como lixo, na minha opinião ser uma taverna onde se conversa sobre diversos assuntos é mais apropriado.

Playground = Travessuras do Dogmon - Ao menos em Digimon Frontier, durante a corrida de Trailmon, ele fazia travessuras e depois ria, combina bem demais na minha opinião.

Império das Máquinas = Laboratório de Computação do Koushirou - O Koushirou é um gênio, tanto é que sua Virtude é o Conhecimento e obviamente ele entende muito de informática. Mais uma que não é necessária mudar, como eu disse nas outras, apenas uma questão de gosto.

Obrigado por lerem as minhas sugestões, esperarei por mais sugestões vindas dos outros membros. ^^
Rikaru Muzai
Rikaru Muzai

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Gustavo Andrade Sáb 08 Out 2011, 12:23 pm

Eu não acho que esse sistema seja totalmente vantajoso.

Isso é um fórum sobre digimon, mas ainda acho que seria demais modificarmos os nomes de todas as áreas para que fossem representadas por um dos monstros digitais. Mesmo porque a maioria dos nomes que você citou não representam muita coisa do que a área seria, o que se tornaria um problema, pois infelizmente nem todos se dão ao trabalho de ler as descrições (grande parte criada por mim). O que Torre do Apollomon indica sobre o Regulamento do Fórum? Absolutamente nada. Então não creio que seja vantajoso deixar tudo mais na cara do anime Digimon se isso não facilitar aos novos membros a identificarem a utilidade de cara área.

Eleger um personagem para representar a área tudo bem, mas modificar o nome delas seria outra história. Não devemos pensar apenas naquilo que ficaria mais legal, e sim naquilo que deixaria mais fácil e divertido para os membros (novos ou antigos). Sinceramente? Gosto bastante dos nomes que as áreas têm atualmente (escolhidos pelo próprio Leonardo) e as modificações, se forem feitas, deveriam ser mínimas.
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade

Moderador
Moderador

Mensagens : 273
Data de inscrição : 10/09/2011
Idade : 27
Localização : Suzano, São Paulo.

http://queridamenteimperfeita.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Rikaru Muzai Sáb 08 Out 2011, 12:37 pm

Eu compreendo seu modo de pensar, mas seguindo ele já torna necessário mudar alguns nomes. O que o castelo de um Dukemon tem haver com o Anime? O que o Culumon tem haver com os Mangás? O que um museu tem haver com um Bokomon?

Estes são apenas alguns exemplos, pois a maioria dos nomes não tem nada haver com a área, apenas 4 tem. Eu respeito a sua opinião em querer facilitar as coisas para o entendimento dos membros, mas no momento não está facilitado tanto quanto não ficará facilitado com as mudanças.

Sobre a Torre do Apollomon, eu expliquei, ele é um Digimon justo, justiça tem haver com regras à serem seguidas, bem simples. Claro que não precisam aceitar os nomes que sugeri, eu mesmo posso preferir outros que algum outro membro sugerir, mas eu quis fazer a minha parte para ajudar.
Rikaru Muzai
Rikaru Muzai

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Gustavo Andrade Sáb 08 Out 2011, 1:12 pm

Então não seria mais lógico apenas mudar o nome dos Digimons?

Não existe nenhum problema nas áreas Bancada Digital, Regulamento, Notícias, Baú Digital (que não deve ser mudado nem se os personagens do anime ganhassem vida e viessem nos dizer isso), Sala de Recepção, Fan Clubes Hall, Playground e Império das Máquinas. Se Dukemon não combina muito com anime, em sua opinião, não seria melhor apenas escolher um digimon que substituísse ele? O que eu havia dito era sobre mudar drasticamente o nome das áreas como transformar Castelo de Dukemon em Estação Televisiva dos Monitormon ou Biblioteca de Wisemon em Livros do Takeru.
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade

Moderador
Moderador

Mensagens : 273
Data de inscrição : 10/09/2011
Idade : 27
Localização : Suzano, São Paulo.

http://queridamenteimperfeita.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Arthur Sáb 08 Out 2011, 1:17 pm

Rik, sua iniciativa é boa, mas não concordo que todos os nomes sejam mudados, pois algumas alterações seriam desnecessárias (Regulamento a Baú Digital; Império das Máquinas(que é a "divisão" dos digimons máquina - ME) e Playground), outros nomes seguem os da antiga DF, o que acredito que torne para os veteranos o fórum mais familiar e simples( Biblioteca de Wisemon; Crônicas de Ryo; Garbagemon; e Arcade do Nanomon)

Todos os nomes listados acima tem sentido, é inegável. Mas explicando, Wisemon é um digimon sábio, logo, deve ter uma biblioteca onde guarda informações sobre o DW; Ryo viajava por outras dimensões, então é compreensível que fics que não sejam de digimon sejam relacionadas a ele; o Arcade é óbvio; e Garbagemon é o nome que a área já tinha, e pense em "lixo" como uma metáfora, se quiser.

Quanto aos outros nomes (tirando os do Salão de Artes, que precisam ser mudados ou invertidos, realmente) , não vejo problemas em deixar como estão, apesar de você ter feito sugestões interessantes.

Arthur
Arthur

Administrador
Administrador

Mensagens : 267
Data de inscrição : 06/05/2011
Idade : 27
Localização : Juiz de Fora, MG/ Moscou, Rússia *-*

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Rikaru Muzai Sáb 08 Out 2011, 2:48 pm

Gustavo escreveu:Então não seria mais lógico apenas mudar o nome dos Digimons?

Não existe nenhum problema nas áreas Bancada Digital, Regulamento, Notícias, Baú Digital (que não deve ser mudado nem se os personagens do anime ganhassem vida e viessem nos dizer isso), Sala de Recepção, Fan Clubes Hall, Playground e Império das Máquinas. Se Dukemon não combina muito com anime, em sua opinião, não seria melhor apenas escolher um digimon que substituísse ele? O que eu havia dito era sobre mudar drasticamente o nome das áreas como transformar Castelo de Dukemon em Estação Televisiva dos Monitormon ou Biblioteca de Wisemon em Livros do Takeru.

Eu não sugeri a mudança por os nomes atuais - apenas alguns - não fazerem sentido e sim apenas quis dar sugestões para todos já que iria fazer para alguns. E sobre o Dukemon, não é apenas o Digimon, é o castelo também, não sei o que tem haver com o Anime.

Compreendo que mudar drasticamente é realmente drástico, mas eu apenas quis dar as minhas sugestões, eu postei o que me veio à mente, o que me agradou, não obriguei ninguém à aceitar e nem faria isso mesmo que pudesse fazê-lo.


Arthur escreveu:Rik, sua iniciativa é boa, mas não concordo que todos os nomes sejam mudados, pois algumas alterações seriam desnecessárias (Regulamento a Baú Digital; Império das Máquinas(que é a "divisão" dos digimons máquina - ME) e Playground), outros nomes seguem os da antiga DF, o que acredito que torne para os veteranos o fórum mais familiar e simples( Biblioteca de Wisemon; Crônicas de Ryo; Garbagemon; e Arcade do Nanomon)

Todos os nomes listados acima tem sentido, é inegável. Mas explicando, Wisemon é um digimon sábio, logo, deve ter uma biblioteca onde guarda informações sobre o DW; Ryo viajava por outras dimensões, então é compreensível que fics que não sejam de digimon sejam relacionadas a ele; o Arcade é óbvio; e Garbagemon é o nome que a área já tinha, e pense em "lixo" como uma metáfora, se quiser.

Quanto aos outros nomes (tirando os do Salão de Artes, que precisam ser mudados ou invertidos, realmente) , não vejo problemas em deixar como estão, apesar de você ter feito sugestões interessantes.

Eu já expliquei acima sobre as mudanças serem drásticas e desnecessárias. Apenas para esclarecer, a Biblioteca do Wisemon, as Crônicas do Ryo e o Império das Máquinas eu modifiquei por modificar, eles estão coerentes como estão. O Arcade nem preciso falar que não mudei eu acho. Sobre o Garbagemon, eu mantenho a minha posição, mesmo que no sentido figurativo, o resto não é lixo por não ser de Digimon, do contrário o correto seria As Crônicas Lixosas do Ryo ou algo assim por não ter haver com Digimon, é uma questão de respeito.

Eu compreendo que as coisas eram assim na antiga digimonFOREVER, mas se vocês realmente quisessem manter as coisas antigas, teriam que manter o fim dela e não renová-la buscando melhorá-la para não acontecer os problemas que aconteceram na antiga - seja lá qual forem.

Bem, eu já expliquei minha intenção e em detalhes. Não se preocupem, não irei mais incomodá-los com isso. Vamos seguir em frente com o fórum pensando em outras coisas para melhorá-lo.
Rikaru Muzai
Rikaru Muzai

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Gustavo Andrade Sáb 08 Out 2011, 3:09 pm

Não estamos mantendo as coisas antigas, Rikaru, e você não deveria levar as coisas tanto para o lado pessoal. Ficou claro que você se aborreceu um pouco com a nossa opinião sobre as suas sugestões e não quero que isso aconteça, mesmo porque você ainda vai encontrar muitas pessoas que lhe contrariam mundo afora.

Não estamos dizendo para deixar as coisas como eram. Muitas coisas foram mudadas - sem que você saiba - nessa nova fase da DF e não contrariamos essas mudanças, porque quase tudo na vida é mutável. Porém, cabe aos antigos membros manterem a identidade da nossa comunidade sempre a mesma, mesmo que tenha algumas modificações (existem várias novidades nesse novo fórum, ou seja, várias coisas novas).

Garbagemon não é um lixo, isso é apenas parte da aparência dele, e talvez isso deva ser levado como uma metáfora. "O que pode parecer um lixo para alguns pode ser útil para outros". Existem outras possibilidades para esse nome ter sido dado pelos administradores da antiga e nova DF, basta as pessoas tentarem entender um pouco aquilo que está além da aparência ou além daquilo que pode-se ver normalmente.
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade

Moderador
Moderador

Mensagens : 273
Data de inscrição : 10/09/2011
Idade : 27
Localização : Suzano, São Paulo.

http://queridamenteimperfeita.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Edu Sáb 08 Out 2011, 3:31 pm

Não acho que esse assunto deveria ser muito esticado. Como já falaram, acho que só o Salão de Artes deveria ter o título mudado/trocado.

Concordo com o Gustavo, acho que a grande maioria dos títulos está legal do jeito que está. E creio que os outros membros também pensam o mesmo. Ou a maioria, ao menos. A parte mais importante que poderia ser discutida, viria a ser as descrições, que acabam por ser mais importantes, porque o membro terá a real noção da serventia da área. Os títulos são mais uma forma de descontrair essa parte. Acho que não é tããão necessário trocar os nomes dos títulos, vendo que as descrições estão ok. Talvez fosse válido reavaliar alguns digimons usados pra títulos, apenas.

E não há necessidade para desgaste com um assunto tão simples. Se ficou aborrecido, não esquenta, Rik. Até porque, com tantas coisas que a gente pode fazer, esquentar a cabeça com fórum de internet é dose. A gente usa isso aqui pra se divertir, então relaxa, cara.

Abração.
Edu
Edu

Administrador
Administrador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 30
Localização : Moreno-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Rikaru Muzai Sáb 08 Out 2011, 6:49 pm

Gustavo escreveu:Não estamos mantendo as coisas antigas, Rikaru, e você não deveria levar as coisas tanto para o lado pessoal. Ficou claro que você se aborreceu um pouco com a nossa opinião sobre as suas sugestões e não quero que isso aconteça, mesmo porque você ainda vai encontrar muitas pessoas que lhe contrariam mundo afora.

Não estamos dizendo para deixar as coisas como eram. Muitas coisas foram mudadas - sem que você saiba - nessa nova fase da DF e não contrariamos essas mudanças, porque quase tudo na vida é mutável. Porém, cabe aos antigos membros manterem a identidade da nossa comunidade sempre a mesma, mesmo que tenha algumas modificações (existem várias novidades nesse novo fórum, ou seja, várias coisas novas).

Garbagemon não é um lixo, isso é apenas parte da aparência dele, e talvez isso deva ser levado como uma metáfora. "O que pode parecer um lixo para alguns pode ser útil para outros". Existem outras possibilidades para esse nome ter sido dado pelos administradores da antiga e nova DF, basta as pessoas tentarem entender um pouco aquilo que está além da aparência ou além daquilo que pode-se ver normalmente.

Não se preocupe, não fiquei aborrecido por ser contrariado, eu apenas quis ajudar e gostaria de saber a opinião dos outros membros - que parecem não se importam. Só lembrando, o fórum não é feito apenas para os membros antigos, os novos querem um local organizado e agradável. Não estou dizendo que não está agora, mas sempre podemos tornar algo melhor do que já é.

O Garbagemon, ou melhor, o Gerbemon é realmente um monstro do lixo, dentro da lata de lixo só tem um monstro que gosta de lixo. Mas não tem importância, se a metáfora agrada vocês para mim é o que basta.


Edu escreveu:Não acho que esse assunto deveria ser muito esticado. Como já falaram, acho que só o Salão de Artes deveria ter o título mudado/trocado.

Concordo com o Gustavo, acho que a grande maioria dos títulos está legal do jeito que está. E creio que os outros membros também pensam o mesmo. Ou a maioria, ao menos. A parte mais importante que poderia ser discutida, viria a ser as descrições, que acabam por ser mais importantes, porque o membro terá a real noção da serventia da área. Os títulos são mais uma forma de descontrair essa parte. Acho que não é tããão necessário trocar os nomes dos títulos, vendo que as descrições estão ok. Talvez fosse válido reavaliar alguns digimons usados pra títulos, apenas.

E não há necessidade para desgaste com um assunto tão simples. Se ficou aborrecido, não esquenta, Rik. Até porque, com tantas coisas que a gente pode fazer, esquentar a cabeça com fórum de internet é dose. A gente usa isso aqui pra se divertir, então relaxa, cara.

Abração.

Eu não disse que não estão bons os títulos, eu nunca os critiquei destrutivamente. Estou dizendo que alguns não tem qualquer relação com as áreas e não estou falando apenas dos nomes dos Digimon, estou falando das outras palavras também como o Castelo do Dukemon que citei.

Bem, vamos encerrar este debate por aqui, eu respeito a opinião de vocês em manter as coisas como estão. Esqueçam este mal entendido, se quiserem podem até excluir este tópico, não há importância alguma. Não se preocupem comigo, eu estou bem. Se cuidem e até mais.
Rikaru Muzai
Rikaru Muzai

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Edu Sáb 08 Out 2011, 8:47 pm

Eu entendi suas colocações. Mas não há necessidade de apagar o tópico.

Até mais.
Edu
Edu

Administrador
Administrador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 30
Localização : Moreno-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Rikaru Muzai Dom 09 Out 2011, 3:14 am

Eu sei que o assunto já foi encerrado, porém eu gostaria de apenas acrescentar algo.

Os nomes atuais das áreas são bons, mesmo alguns não tendo significado relacionado ao assunto da área, ainda sim eles são agradáveis. Como vocês disseram, o mais importante não é modificar os nomes para ter o nome de um Digimon relacionado ao assunto de cada área e sim elaborar descrições intuitivas, agradáveis e fáceis de se entender principalmente para os membros novos.

Sei que as minhas sugestões de troca de nomes foram drásticas, que não há a necessidade de modificar os nomes, apenas quero que saibam que a minha intenção foi apenas a de ajudar à melhorar o fórum. Mesmo sendo desnecessárias, a minha intenção é o que importa para mim, por isso agradeço pelo respeito à ela e por compreenderem isso.

Acredito que seja melhor aguardar o Leonardo poder aparecer por aqui para fazer qualquer mudança drástica, seja nos nomes ou nas descrições, além é claro de outros assuntos. Não desejo brigar com nenhum de vocês e muito menos impor minhas sugestões, o que eu queria eu consegui, o respeito à elas e é isso que importa.

Continuarei tentando ajudar o fórum como eu puder se vocês me permitirem, eu desejo o melhor para este fórum, desejo participar ativamente dele como venho fazendo, ajudar não apenas à melhorá-lo, mas ajudar os membros também.

Agradeço pela atenção e compreensão de vocês, fico muito feliz por estar aqui rodeado de pessoas gentis como vocês. Se cuidem e até a próxima batalha digital! ^^
Rikaru Muzai
Rikaru Muzai

Seijukuki
Seijukuki

Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Edu Dom 09 Out 2011, 9:55 am

Relaxa, Rik. A gente sabe disso. XP

Mas vamos esperar o Polli, sim. Até sobre o que o Law sugeriu, sobre a Estante de Ouro. Ele era um membro mais antigo que eu e o Arthur, na antiga DF. E muitas dessas coisas só ele lembra mesmo.
Edu
Edu

Administrador
Administrador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 30
Localização : Moreno-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Lawliet Sex 14 Out 2011, 10:36 pm

Achei todos muito criativos, para mim, mais sugestões serão bem-vindas.
Lawliet
Lawliet

Seichouki
Seichouki

Mensagens : 333
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 25
Localização : Minha casa.

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Nomes das Áreas! Empty Re: Sugestão - Nomes das Áreas!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos