Votação

Qual é seu digiescolhido predileto de Digimon Adventure Zero Two?

26% 26% [ 10 ]
5% 5% [ 2 ]
3% 3% [ 1 ]
24% 24% [ 9 ]
3% 3% [ 1 ]
39% 39% [ 15 ]

Total dos votos : 38

Últimos assuntos
» Feliz Aniversario Pégaso
Qua 30 Ago 2017, 7:53 am por KaiserLeomon

» Feliz Aniversario kinex
Seg 28 Ago 2017, 8:18 am por KaiserLeomon

» Hello world, the Spirit is here
Qua 23 Ago 2017, 6:03 am por KaiserLeomon

» [OFF-TOPIC]Jerry Lewis, histórico comediante, morre aos 91 anos
Seg 21 Ago 2017, 7:18 am por KaiserLeomon

» A Programação dos Digimon e Appmon
Sab 12 Ago 2017, 1:18 pm por Vitor-Aizen

» Feliz Aniversario Ruizu_Rz'
Qua 09 Ago 2017, 3:53 pm por KaiserLeomon

» Feliz Aniversario Rayana Wolfer
Dom 06 Ago 2017, 12:41 pm por KaiserLeomon

» [OFF-TOPIC]Os Cavaleiros do Zodíaco ganhará uma série exclusiva na Netflix
Qui 03 Ago 2017, 8:09 am por KaiserLeomon

» Mirei e os Telefones
Qua 02 Ago 2017, 5:47 pm por KaiserLeomon

Os membros mais ativos da semana

Digimon4EverPT
Geração Digimon Digimon & Pokémon Mystery Universe Digimon4EverPT Digital ZonePowered by BannerFans.comTv Digimon

Os personagens de Adventure: o que têm de especial?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os personagens de Adventure: o que têm de especial?

Mensagem por Rayana_Wolfer em Sex 24 Fev 2012, 10:14 am

Vamos ser honestos, Adventure é a temporada mais querida, e aquela que possui mais fãs dentro da franquia digimon. No entanto, fãs são pessoas suspeitas, porque "ser fã" significa colocar algo acima de todas as outras coisas, por vezes, com um exagerado saudosismo e nostalgia.

Praticamente todos os fãs de digimon actualmente com mais de 18 anos são fãs de Adventure ou da sua sequela, por razões emotivas.

Todos nós gostamos de histórias de ficção, porque elas falam de coisas que nos dizem respeito. Nós gostamos de animes porque eles falam de emoções. E falar de emoções significa falar do Ser humano.

Por isso, os personagens e o desenvolvimento delas são tão importantes. É através dos personagens que nós temos acesso ao mundo ficcional de Digimon. Durante o momento em que estamos a assistir o anime, as paixões, as conquistas, as derrotas, as fúrias... tudo isso torna-se também parte de nós, durante aquele tempo.

Mas neste tópico, eu tenho um desafio:
- Vamos falar racionalmente dos personagens? Só racionalmente.



1) Que tipo de personagens são os de Adventure?
Muita gente não pára para pensar nisto, mas os personagens de Adventure são muito típicos da geração de 90. Reparem que a forma como eles foram pensados não é exactamente igual a nenhuma das outras temporadas seguintes.

Eu tenho a convicção de que eles foram construídos na base de estereótipos sociais, mas sem se prenderem demasiado a isso. Estes personagens evoluíram com o passar do tempo para perfis muito específicos, à medida que viviam os seus dramas e conquistas.

Os estereótipos seriam:
- Taichi, o herói hiperactivo, aventureiro, atleta, idiota
- Yamato, o rebelde, calado, de passado misterioso
- Sora, a maria-rapaz, tomboy, aventureira
- Koushiro, o geek, inteligente, fácil vítima de bullying,
- Mimi, a menina cor de rosa, egoísta, feminina & fashion, mimada
- Jou, o ranhoso de óculos, rato de biblioteca, o menino dos professores, sabichão
- Takeru, o pirralho chorão, agarrado às saias da mãe.

É possível associar estes clichés ao próprio design deles. E no entanto, nós sabemos que nenhum destes personagens é exactamente como eu aqui os descrevi.

A Hikari é a prova flagrante disso. Ela entrou numa fase do anime em que estes estereótipos já estavam a ser desviados, e por isso a Hikari não corresponde a um estereótipo social, talvez para não chocar com o tecido narrativo do anime. Talvez ela pudesse ser "a menina que gosta dos animais". Mas acho que esta é uma imagem muito vaga. Diferente do "Geek metido a hacker" ou da "Menina Paty / Patricinha". Ela também entrou já com outro tipo de características.



2) Como eles evoluíram?
Sim, diz-se muito por aí que os personagens evoluíram. Mas como? Que estratégias foram usadas para isso? Existem ponto-chave que podemos referir?


Taichi:
- Episódio do Greymon vs Shellmon - não atirar-se de cabeça contra perigos maiores do que ele
- Episódio do Seadramon - não fazer bullying nos outros (ele queria tirar o casaco de peles do Gabumon, Yamato zangou-se com ele e impediu-o)
- Episódio do Andromon - respeitar as coisas dos outros (aquela mania de bater no computador do Koushirou para fazê-lo funcionar lol)
- Episódio do Skull Greymon - há uma diferença entre "ser corajoso" e "ser mártir" (ele posou de mártir para resolver os problemas do grupo e criou mais problemas do que solucionou)
- Episódio do Piccolomon - aprender a não desistir, a perdoar os próprios erros
- Episódio da Pirâmide - aprender a não brincar com o fogo (Etemon & Gazimons), direccionar o atrevimento para o lugar certo
- Episódio do Metal Greymon - lutar pelo que é certo
- Episódio 21 - aprender o altruísmo (ele volta ao mundo digital)

E é engraçado, que a partir deste episódio, ele já deixou de ser o cliché que eu mencionei antes. Entramos numa fase diferente do anime, onde o importante é aprender desenvolver os personagens em função dos símbolos que eles representam: coragem, amizade, amor, conhecimento, Inocência, Lealdade e Esperança.

O climax do desenvolvimento dos nossos oito protagonistas acontece em Odaiba. A Toei sabe que o espectador já conhece os escolhidos, e começa a expandir um pouco o território.
Eu não gostaria de deixar de mencionar os personagens figurantes, que representam a sociedade japonesa que vivia em Tóquio nos anos 90.

Odaiba não é um paraíso:
- Vemos gente bêbada nas ruas
- Vemos gente vaidosa (aquelas moças pipis de Shibuya xDD)
- Vemos crianças egoístas e a (im)paciência dos pais para os educar
- Vemos gente interesseira e maliciosa

Até mesmo o sujeito que dá carona aos escolhidos, ele não faz isso por caridade.
O fulano lá empresta a carrinha dele, porque acha a Sora e a Mimi-chan bonitas. xD Mas é extremamente desagradável com os resto das crianças. Engraçado é que existe também um certo lago ingénuo, lá para o final (quando empurra o Koushirou, ele fica preocupado kk).

É esta a "casa" para onde os Escolhidos TANTO queriam voltar?
Meio decepcionante, não?
Uma tóquio suja, barulhenta, com gente a mais (tanta gente por perto, e no entanto, os escolhidos continuam "sozinhos" e sem saber como voltar para casa. kk irónico, não?). Sozinhos e com problemas, no meio de uma multidão.
Mas essa é a outra parte do anime, a crítica social (e o humor que usam para isso), que talvez mereça outro tópico.

Não quero estar a massacrar-vos com detalhes, mas quero sugerir que pensem também sobre os pais dos escolhidos. Eu não vejo muitos animes hoje em dia que se preocupem em dar carisma aos adultos.

Geralmente, só os mais jovens podem ser heróis.
Reparem que na maioria das histórias ocidentais, até matam os pais logo no começo da história, para que o leitor sinta pena do "protagonista, órfão, sem amor". Matar os pais é uma estratégia que compra neste tipo de literatura a liberdade do protagonista. E então, todos os erros do protagonista tornam-se "desculpáveis"; ele torna-se uma excepção à regra social e torna-se mais interessante.

Vemos isso praticamente em todo o lugar: desde Harry Potter, passando pelas Crónicas de Narnia, e acabando em Tom Sawyer ou Oliver Twist.

É nestes pequeninos detalhes que está "o ouro" desta temporada; é que Adventure consegue dar um ritmo muito subtil à evolução dos personagens, e trabalha-os de uma forma muito particular. Ele começa pegando nos clichés, mas vai moldando-os e fazendo humor com eles, até chegar à saga dos Dark Masters.

Este é a terceira parte do anime, e aquela que eu acho mais "pesada". Os personagens já têm características pessoais muito fortes.
Taichi e Yamato discutem, já não por causa do casaco do Gabumon, mas sim por questões existenciais. Qualquer deslize significa a morte das crianças (por mais que a gente saiba que o bem sempre ganha, e que os Mestres das Trevas vão morrer, e que eles vão salvar o mundo).

Para um anime dito "para crianças", acho até que tem mais substância do que certas merdas que a gente vê por aí para adolescentes. (Eu ainda me pergunto qual o propósito de K-On... mas relevem)
avatar
Rayana_Wolfer

Seichouki
Seichouki

Mensagens : 128
Data de inscrição : 25/09/2011
Idade : 29
Localização : Portugal

http://rainbow09.comli.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os personagens de Adventure: o que têm de especial?

Mensagem por Mickey em Sex 24 Fev 2012, 11:39 am

Rayana_Wolfer escreveu:Vamos ser honestos, Adventure é a temporada mais querida, e aquela que possui mais fãs dentro da franquia digimon. No entanto, fãs são pessoas suspeitas, porque "ser fã" significa colocar algo acima de todas as outras coisas, por vezes, com um exagerado saudosismo e nostalgia.

Não quero estar a massacrar-vos com detalhes, mas quero sugerir que pensem também sobre os pais dos escolhidos. Eu não vejo muitos animes hoje em dia que se preocupem em dar carisma aos adultos.

Geralmente, só os mais jovens podem ser heróis.
Reparem que na maioria das histórias ocidentais, até matam os pais logo no começo da história, para que o leitor sinta pena do "protagonista, órfão, sem amor". Matar os pais é uma estratégia que compra neste tipo de literatura a liberdade do protagonista. E então, todos os erros do protagonista tornam-se "desculpáveis"; ele torna-se uma excepção à regra social e torna-se mais interessante.


Verdade e APOIADO!

Bom, em Adventure os País do Izzy mostrando o amor que eles tem pelo filho mesmo não sendo verdadeiramente deles... É algo tocante... esses dias eu fui rever esses episódios e me emocionei nessa parte.

E ainda tem o detalhe da Mãe do Tai... se bem que foi mais explorada de forma humorada no Filme onde ela mostra claramente seus "dotes" culinários...

E o que dizer dos país do TK e Matt... uma situação bem comum... um casal separado onde cada um vive com um dos filhos separando portanto a família...

Vish tem vários exemplos nessa história...
Realmente até os adultos nessa história tem algo de especial...

Hauahauahau é difícil achar defeitos nessa história... mas qualidades vemos aos montes xD

__________________________________________________________________________

avatar
Mickey

Administrador
Administrador

Mensagens : 1322
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 30
Localização : Goiás

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os personagens de Adventure: o que têm de especial?

Mensagem por KaiserLeomon em Qui 10 Maio 2012, 10:15 am

Quando eu vi Digimon Adventures pela primeira vez no programa Angel Mix sobre a apresentação da Angelica eu realmente não esperava ver muita diferença de Pokémon na historia .

Porém logo no primeiro capitulo me surpreendi e com o desenrolar dos eventos e a historia dos escolhidos sendo narrada eu comecei a pensar . " Wow ! Que temos aqui ! Esse anime definitivamente é muito mais do que aparenta ! "

Os Escolhidos cada qual a sua própria maneira eram diferentes ... especiais como personagens ... cada um deles tinha uma personalidade tremendamente humana muito parecida com a de nós espectadores ... e também viviam dramas pessoais humanos muito fáceis de reconhecer em nos mesmos ...

E os seus parceiros eu não me canso de dizer eles eram a materialização pessoal em forma de criaturinhas daquele irmão forte e bom , daquela irmã ou mãe amorosa , daquele amigo para todas as horas que esta sempre presente no melhor e no pior de nossas vidas ... eles eram enfim aquele companheiro ideal que todos nós gostariamos de ter ... e que nós protegiam com um carinho , amor e devoção legitimas evoluindo de " criaturinhas fofinhas " para seres lendários dos mitos ...

E o mundo digital também era fascinante ... era como uma versão virtual da Nárnia de As Cronicas de Nárnia da Terra-Média ou do País das Maravilhas tudo somado num mundo contido no espaço virtual .

E os Digimon do mais nobre herói coadjuvante ao mais insidioso vilão eram um espetáculo de carisma . E todos tinham personalidades muito palpáveis e reais com as quais era fácil se identificar .

Por isso tudo Digimon Adventures era especial para mim e me conquistou .

__________________________________________________________________________

"Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder."

Friedrich Von Schiller
avatar
KaiserLeomon

Moderador
Moderador

Mensagens : 4372
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 46
Localização : Guarulhos

http://sansomon.deviantart.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os personagens de Adventure: o que têm de especial?

Mensagem por Marcy em Qui 10 Maio 2012, 3:40 pm

Já que é ressuscitação de tópico, vou ajudar.

Certo, isso que acontece em Adventure eu já vi alguns livros e filmes pegarem a mesma "ideia". Basicamente, Adventure começou meio sem muito atrativo simplesmente para que o telespectador pudesse conhecer melhor os personagens, se familiarizar com eles. Eles deixaram o começo meio clichê, mas percebam que cada episódio se focava em um personagem em especial.

Então, depois desse período de "reconhecimento", a Toei enfim começou a tocar a temporada para frente de verdade: é aí que a trama começa a ficar interessante, com conflitos e acontecimentos mais profundos, e não superficial, deixando assim de lado os clichês. É quando as emoções afloram de verdade, pois a gente vê um personagem do qual tomamos gosto e o vemos sofrer, por exemplo, por motivos pessoais dele. Isso nos toca porque nós o conhecemos, e isso nos desagrada tanto a ponto de quase ver o anime não como um entretenimento, mas como se fosse algo real. Ok, novamente eu aqui escrevendo de maneira muito grossa, mas é isso aí: é por isso que essa temporada nos prendeu.

Na minha humilde opinião, toda animação, filme, novela ou livro deveria seguir o exemplo de Adventure: começar meio sem muita graça só para o telespectador/leitor se familiarizar com o personagem, e só assim começar a trama de verdade. Claro, não precisa ser exatamente igualmente nestas palavras, pois aí a mídia iria ficar muito repetitiva; no entanto, deveriam conter um pouco desse elemento.
avatar
Marcy

Kazentai
Kazentai

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : Terra dos Ex-Adm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os personagens de Adventure: o que têm de especial?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum