[Análise]Pokémon
3 participantes
Página 1 de 1
[Análise]Pokémon
Bem, a partir de hoje, irei trazer algumas análises rápidas de séries de jogos, semanalmente ou mensalmente
Pokémon Red version & Pokémon Blue version
Lançamento: 1996
Plataforma: Game Boy
Lançamento: 1996
Plataforma: Game Boy
Foi a primeira aposta da Nintendo com os monstrinhos de bolso. O objetivo era capturar pokémons, treiná-los e se tornar um grande Mestre Pokémon.
O jogador controla um menino que sai da cidade de Pallet, na região de Kanto, para ir em busca de seu sonho, que é vencer a Liga Pokémon. Ele começa com um dos três pokémons iniciais disponíveis no jogo: Bulbasaur, Squitle e Charmander. Além disso, o protagonista precisa barrar a Equipe Rocket, que quer capturar todos os pokémons raros de Kanto para utilizá-los para o mal.
No Japão, ao invés da versão Blue, foi lançado a versão Green (o Blue é exclusivo no Ocidente). Quase não há diferenças nas três versões, exceto que a capa da versão Red é vermelha e tem um Charizard, na versão Blue é azul e tem um Blastoise e a versão Green é verde com um Venusaur.
Pokémon Yellow version
Lançamento: 1998
Plataforma: Game Boy
Após a grande repercusão de Pokémon R/B/G, a Nintendo lançou Pokémon Yellow version, uma versão semelhante à das anteriores, porém totalmente baseado no anime.
O seu pokémon inicial é o Pikachu, e que está sempre fora da pokébola, te seguindo. Aliás, o Pikachu tem emoções, e o jogador pode até conversar com ele, e ele fica triste se você o tirar da sua equipe. Diferentemente dos outros Rockets, que poderiam ser evitados, Jessie e James te pegam de surpresa quando, por exemplo, o jogador iria batalhar. O jogo também teve mudanças em relação a Red & Blue para poder se parecer ainda mais com o anime. Uma delas é a troca da enfermeira que cuidas dos Pokémon no Centro Pokémon para a Enfermeira Joy, exemplo seguido nos jogos seguintes. Outra coisa, até curiosa, é que alguns treinadores tiveram seus nomes, sprites e textos trocados para se parecerem com os que Ash encontrou em sua jornada. Muitos do Líderes de Ginásio tiveram seus Pokémon trocados pelos que Ash enfrentou no anime.
Pokémon Yellow também possibilitava capturar Pokémon em lugares semelhantes aos que Ash capturou em sua jornada, como o Pidgeotto na Floresta de Viridian (sendo que este não era encontrado nesse local em Red & Blue), assim como os três iniciais que Ash conseguiu em cidades semelhantes no game.
Pokémon Gold version & Pokémon Silver version
Lançamento: 1999 (Japão), 2000 (EUA)
Plataforma: Game Boy Color
Trazendo os lendários pokémons Ho-Oh (Gold) e Lugia (Silver), essas versões foram muito significativas para a série: houve muitas inovações, como os digimons terem sexos (possibilitando o cruzamento para obter novos pokémons), a inclusão de um horário interno, possibilitando ao jogador poder pegar pokémons diferentes de acordo com o período do dia, possibilidade de criar suas próprias pokébolas, de conseguir suco ao deixar uma berry 12 horas com o pokémon Shuckle, novos desafios, e muitas outras coisas. A história se passa agora na região Johto, e os pokémons iniciais são: Chikorita, Cyndaquil e Totodile.
O objetivo é o mesmo das versões anteriores, e assim será para todas as versões: capturar bastantes pokémons (agora mais de 200) e se tornar um Mestre Pokémon. Na versão Gold, o jogador tem a chance de capturar Ho-Oh, enquanto na versão Silver, Lugia. Após vencer a Liga Johto, você ainda pode visitar a região Kanto e vencer a Liga Kanto!
Pokémon Crystal version
Lançamento: 2000 (Japão), 2001 (EUA)
Plataforma: Game Boy Color
Essa é o que pode se chamar de 3ª versão da geração: é uma versão melhorada das anteriores, com coisas novas e parte da história modificada. Aqui, o jogador poderá escolher uma menina ao invés de um menino, se quiser, e é possível ter Ho-Oh e Lugia, juntos em um só jogo. Foi o primeiro jogo com os sprites dos monstrinhos se mexendo.
A grande atração dessa versão é o lendário Suicune, que pode-se ser capturado após um série de eventos que só há na versão Crystal.
Pokémon Ruby version & Pokémon Sapphire version
Lançamento: 2002 (Japão), 2003 (EUA)
Plataforma: Game Boy Advance
Com um pouco mais de 360 pokémons disponíveis, as versões Ruby e Sapphire inovaram ainda mais a série, agora com a adição do Pokémon Contest. Os gráficos estão ainda melhores, e desta vez não há Equipe Rocket - e sim a Equipe Magma e Aqua.
Na versão Ruby, o jogador enfrenta a equipe Magma, que quer se apoderar do lendário Groundon. Já na versão Sapphire, o jogador enfrenta a equipe Aqua, que quer se apoderar do lendário Kyogre. Existem muitos acontecimentos distintos em ambas as versões, o que significa que o jogador deve pesquisar um pouco para ver qual das duas irá comprar.
A história se passa na região Hoenn, e os pokémons iniciais são: Treecko, Torchic e Mudkip. É possível escolher entre uma menina e um menino. O seu rival é sempre o personagem do sexo oposto do qual lhe estava disponível para escolher.
Pokémon Emerald version
Lançamento: 2004 (Japão), 2005 (EUA)
Plataforma: Game Boy Advance
Versão melhorada de Ruby & Sapphire. Desta vez, o jogador poderá escolher entre capturar Groundon ou Kaiogre. Há novas áreas, as roupas dos personagens principais mudaram, e a história foi parcialmente modificada.
Desta vez, há mais tensão entre as Equipes Magma e Aqua. Groundon e Kaiogre ameaçam destruir o mundo, e o único que pode impedir isso é Rayquaza, o pokémon da capa. Porém, ele está em um sono profundo, e você precisa fazer alguma coisa...
Pokémon FireRed version & Pokémon LeafGreen version
Lançamento:2004
Plataforma: Game Boy Advance
São remakes das primeiras versões de Pokémon, o Red version e Green version. Além dos gráficos mais bonitos e uma trilha sonora melhor, FireRed e LeafGreen vieram com alguns bônus a mais: mais desafios, a presenção não só da primeira geração de monstrinhos, mas também a segunda, e muitas outras coisas legais.
Pokémon Diamond version & Pokémon Pearl version
Lançamento: 2006 (Japão), 2007 (EUA)
Plataforma: Nintendo DS
A quarta revolução dos monstrinhos: Pokémon D/P veio com muito mais novidades e gráficos ainda melhores! Agora com muito mais cor e com alguns elementos em 3D, essas versões totalizaram 493 pokémons existentes.
A história se passa na região de Sinnoh, e como sempre, você controla um menino ou uma menina com o sonho de se tornar um grande Mestre Pokémon. Os pokémons iniciais são: Turtwig, Chimchar e Piplup. Além de realizar os objetivos típicos da série, o jogador ainda precisa combater a Equipe Galatic, uma organização vilã que quer dominar o Universo capturando os lendários Dialga (presente na versão Diamond) e Palkia (presente na versão Pearl) e realizar outras diversas missões paralelas. As Contest ficaram ainda melhores, e agora o jogador poderá se desfrutar com as missões e minigames encontrados via internet.
Pokémon Platinum version
Lançamento: 2008 (Japão), 2009 (EUA).
Plataforma: Nintendo DS
Versão melhorada de Diamond & Pearl, e, como sempre fazem as "terceiras versões", há mais novidades e desafios. É inverno em Sinnoh, o que significa que há alguns pontos de neve em alguns lugares e os personagens principais estão utilizando roupas de frio.
Nesta versão há mais pokémons e lendários disponíveis para capturar, e Dialga e Palkia poderão ser capturados juntos num mesmo jogo. Mas a atração principal desse jogo é o "Distortion World", um mundo paralelo com tempo e o espaço alterados onde reside o lendário Giratina.
Pokémon HeartGold version & Pokémon SoulSilver version
Lançamento: 2009 (Japão), 2010 (EUA)
Plataforma: Nintendo DS
Remake das versões Gold & Silver lançados para Game Boy Color, porém muitos elementos foram extraídos da versão Crystal. Nessas versões, não há Pokémon Contest, porém, em compensação, há o Pokémon Athletism - um evento com uma série de minigames interessantes que valem prêmios!
Além de muitos extras, como o primeiro pokémon da sua equipe sempre acompanhar o personagem fora da pokébola, a maior atração dessas versões é o "brinquedinho" que vem de brinde: o PokéWalker! É na verdade um podômetro (contador de passos) em que o jogador poderá transferir diretamente do jogo um pokémon e colocá-lo no aparelhinho para levá-lo a passear. A cada passo dado, um ponto de expêriencia é dado ao pokémon! Além de tudo, há pokémons que são facilmente encontrados só no PokéWlaker. A intenção da Nintendo era que os jogadores se exercitem mais, levando seu pokémon para sair...
Pokémon Black version & Pokémon White version
Lançamento: 2010 (Japão), 2011 (EUA)
Plataforma: Nintendo DS
São as últimas versões lançadas e dão início à 5ª geração de monstrinhos de bolso, totalizando 649 existentes agora. Agora, os gráficos 3D estão ainda melhores e os sprites dos pokémons nas batalhas são animadas (ao contrário das versões anteriores, que eram estáticas). Agora há as passagens de estações, sendo que nessas versões cada uma duram um mês, e o interessante é que, assim como nas versões anteriores existiam pokémons que só aparecem de noite, também há pokémons que só aparecem em uma determinada estação. Existe batalhas de trio, e desta vez, as versões só possuem os 156 pokémons inéditos, ou seja, não aparecem pokémons das gerações antigas, porém o jogador pode transferir estes pokémons via Wi-Fi para as novas versões.
A história acontece na região de Unova, e os personagens principais são adolescentes - e não crianças de 10 anos. Os vilões agora são os integrantes da Equipe Plasma, que supostamente quer separar os humanos dos pokémons e dar a eles paz. Em meio à confusão, surge uma misteriosa figura com o nome "N" que também transforma-se em um rival para o jogador além de outros dois que aparecem desde o início. Os pokémons iniciais são: Snivy, Tepig e Oshawott, e os lendários são Reshiram (disponível na versão Black) e Zeckrom (disponível na versão White).
Fontes: Apesar do texto ser todo meu, peguei algumas informações do UOL Jogos e do Pokémon Mythology.
Bem, eu tenho as versões Ruby, Platinum e HeartGold (este último eu comprei só por causa do PokéWalker =p), e já joguei alguns outros como a versão Blue e Silver. Sobre as últimas versões, estou esperando sair uma "terceira versão", tipo algum "Pokémon Grey version", kkk. Entretanto, espero que eu tenha conseguido ter feito uma boa análise, explicando resumidamente cada versão.
Comentem!
Última edição por Marcy em Qua 07 Dez 2011, 7:10 am, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Modifiquei algumas informações)
Marcy
Kazentai- Mensagens : 1033
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : Terra dos Ex-Adm
Re: [Análise]Pokémon
Uau, você deve gostar mesmo de Pokémon para fazer isso.
Não é que não gosto, é que o Digimon inova a cada série e o Pokémon, tem o Ash que tem o mesmo objetivo e sempre tem entre 10 e 13 anos, não passa disso nem muda de protagonista. Tudo bem que assim, os produtores no anime perderiam fãs, por mudar o personagem principal.
Já a Equipe Rocket, ela também é bem repetitiva! Por que não poderiam pegar o Pikachu por um tempão e Ash teria uma nova missão? Ir atrás de seu Pokémon!
Mas enfim, Pokémon é o segundo anime que mais gosto, no primeiro lugar do pódio................. DIGIMON, lógico!
Não é que não gosto, é que o Digimon inova a cada série e o Pokémon, tem o Ash que tem o mesmo objetivo e sempre tem entre 10 e 13 anos, não passa disso nem muda de protagonista. Tudo bem que assim, os produtores no anime perderiam fãs, por mudar o personagem principal.
Já a Equipe Rocket, ela também é bem repetitiva! Por que não poderiam pegar o Pikachu por um tempão e Ash teria uma nova missão? Ir atrás de seu Pokémon!
Mas enfim, Pokémon é o segundo anime que mais gosto, no primeiro lugar do pódio................. DIGIMON, lógico!
Re: [Análise]Pokémon
lol Para falar a verdade, eu gosto só dos JOGOS de Pokémon; parei de assistir o anime por esse mesmo motivo que tu citaras: enredo repetitivo, a Equipe Rocket nunca conseguirá capturar o Pikachu, o Ash jamais irá ganhar uma Liga Pokémon... e essas coisas. Agora os jogos não; podes ver, cada versão, cada geração traz alguma coisa nova e distinta, e você pode até jogar todos e nunca enjoará, porque cada jogo tem uma história diferente.
Marcy
Kazentai- Mensagens : 1033
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : Terra dos Ex-Adm
Re: [Análise]Pokémon
Foi uma ótima análise Marcy, gostei de saber mais dos Games de Pokemon que eu não joguei. Destes eu não joguei: LeafGreen, Pearl, Platinum, Heart Gold, Soul Silver, Black e White. Eu joguei FireRed e Diamond, mas nunca os zerei, já tinha perdido a vontade e paciência para jogá-los. Até um que não foi mostrado a capa, mas que foi citado eu também joguei, o Green. Mesmo os primeiros tendo gráficos horríveis e não possuindo cor - com excessão de Yellow -, eu adorei jogar eles, foi muito divertido, principalmente Yellow com o Pikachu fora da Pokeball andando com você e podendo conversar com ele e ver o estado emocional dele.
Um dia talvez eu jogue os que não joguei e os que não terminei, mas os que eu quero mesmo jogar é Black e White, eles parecem ser incríveis e eu adorei os Pokemon lendários assim como os de Ruby, Sapphire e Emerald. Reshiram está do lado do Rayquaza no posto de meus Pokemon preferidos, eles são incríveis mesmo. *-* Esperarei novas análises suas Marcy e boa sorte nelas. ^^
Um dia talvez eu jogue os que não joguei e os que não terminei, mas os que eu quero mesmo jogar é Black e White, eles parecem ser incríveis e eu adorei os Pokemon lendários assim como os de Ruby, Sapphire e Emerald. Reshiram está do lado do Rayquaza no posto de meus Pokemon preferidos, eles são incríveis mesmo. *-* Esperarei novas análises suas Marcy e boa sorte nelas. ^^
Rikaru Muzai
Seijukuki- Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 31
Tópicos semelhantes
» pokemon x e y
» Análise - O Quartzo Digital
» [Análise]Kingdom Hearts
» [ANÁLISE] - Shoutmon X7 Superior Mode
» [Análise] A Hierarquia Angelical do Mundo Digital
» Análise - O Quartzo Digital
» [Análise]Kingdom Hearts
» [ANÁLISE] - Shoutmon X7 Superior Mode
» [Análise] A Hierarquia Angelical do Mundo Digital
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos